header top bar

string(13) "diario-sertao"

section content

Cidade do Sertão sai na frente na reciclagem de toneladas de lixo produzidas na cidade

A meta é estender a reciclagem do lixo para todos os bairros e comunidades de Sousa.

Por

04/06/2011 às 11h42

A seleção da reciclagem foi aprendida pela população do Alto Sertão da Paraíba, mas o esforço de alguns, por exemplo, não foi tomado por todos, pois apenas 5% do lixo produzido no Estado é reciclado.

Na cidade de Sousa está sendo desenvolvido um projeto que promete mudar essa realidade. O lixão do município ainda é possível encontrar restos orgânicos e não orgânicos dividindo o mesmo espaço, atraindo animais, além de ficar com mau cheiro que se espalha por todos os lados, mas é também nesse ambiente que dezenas de catadores trabalham duro todos os dias, para sustentar as famílias.

O senhor Pedro Ferreira disse que está trabalhando no local há mais de cinco anos e segundo ele, o trabalho da reciclagem é dificultada porque a população não separa o lixo. “Vem para cá tudo misturado e isso é ruim”, frisou o catador

O que o senhor Pedro deseja é algo que está sendo discutido a bastante tempo e apesar das constantes campanhas educativas, a reciclagem e a coleta seletiva ainda dependem da conscientização da população.

SUDEMA
Segundo a SUDEMA (Sudema Superintendência de Adm do Meio Ambiente – Indústrias), cerca de 30 mil quilos de jogados diariamente no lixão de Sousa, mas com a ação dos agentes ambientais do município, a meta é diminuir em até 50%.

De acordo com o técnico do Meio Ambiente, Caetano de Lima, o proprietário da residência deve fazer sua coleta seletiva em casa e no final da tarde o catador e o agente ambiental vão até o local para recolher o material. Ele disse que este trabalho na cidade de Sousa vai ser iniciado pelo bairro das Populares.

“Uma ação simples como separar papeis, plásticos e alumínio facilita o trabalho de quem depende da reciclagem”. Disse o técnico.

Veja vídeo da TV Paraíba:

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
OPORTUNIDADE

VÍDEO: Primeira etapa de venda do melhor loteamento do Sertão da PB continua aberta; saiba as vantagens

FEMINICÍDIO

MUITA EMOÇÃO: Familiares e amigos de Laninha pedem justiça no Xeque-Mate de maior audiência da história

VÍDEO

Delegado fala sobre duplo homicídio registrado na rodovia que liga Cajazeiras a São João do Rio do Peixe

BLACK FIADO

VÍDEO: Conheça a versão mais popular da Black Friday que agita o comércio de Cajazeiras durante 30 dias