header top bar

section content

EFEITO DAS CHUVAS: açude de São Gonçalo começa a sangrar; banho está proibido

Segundo o DNOCS, de ontem para hoje o açude tomou 55 cm de água e já sangra com uma lâmina de 1 cm.

Por

17/02/2011 às 12h26

O açude público do distrito de São Gonçalo, localizado no município de Sousa atingiu a sua capacidade máxima minutos antes das 9 horas desta quinta-feira (17). O manancial é responsável pelo abastecimento de água potável para a população de Sousa e outras cidades da região sertaneja.

Segundo o DNOCS, de ontem para hoje o açude tomou 55 cm de água e já sangra com uma lâmina de 1 cm em função das fortes chuvas caídas durante a madrugada em várias localidades do Sertão. Os pluviômetros do DNOCS registraram que em Sousa nas últimas horas choveu 21 mm.

De acordo com Carlos Augusto, funcionário do órgão, a maior sangria registrada na história do açude de São Gonçalo foi de 1, 83 cm em 1985. Em 2008 (foto ao lado), o reservatório transbordou em mais de um metro.

Inaugurado em 1936, a capacidade máxima para armazenamento de água do açude de São Gonçalo é de 44. 600.000 metros cúbicos.

Banho proibido
Com a sangria do açude, o DNOCS reforça a proibição do banho público. A medida já havia sido tomada na semana passada depois que um rapaz da cidade de Sousa morreu ao pular da parede do sangradouro.

Levi Dantas, da Redação do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa
 

Tags:
Recomendado pelo Google: