header top bar

section content

Açude poderá ser esvaziado em Uiraúna

O açude do Arrojado, responsável pelo abastecimento d’água na cidade de Uiraúna, poderá ser esvaziado nos próximos dias. A proposta surgiu após uma reunião da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de vereadores e populares que tiveram seus estabelecimentos inundados, no centro comercial, pelas sucessivas enchentes ocorridas em abril deste ano. A ação seria para […]

Por

22/11/2009 às 23h50

O açude do Arrojado, responsável pelo abastecimento d’água na cidade de Uiraúna, poderá ser esvaziado nos próximos dias. A proposta surgiu após uma reunião da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de vereadores e populares que tiveram seus estabelecimentos inundados, no centro comercial, pelas sucessivas enchentes ocorridas em abril deste ano.

A ação seria para evitar novos transtornos com a sangria do manancial, que foi construído em 1984 e possui capacidade para armazenar até 3.700.000m³ de água.

Faltando menos de 40 dias para o início de 2010, período que começa a estação chuvosa no Alto Sertão, a população uiraunense já teme os possíveis transtornos e vexames que terão que enfrentar, principalmente os moradores das ruas Euclides Fernandes, Francisco Fernandes, João Barbosa, João Nonato, Joaquim Duarte, José Vieira Bugary e Silvestre Claudino. Todas próximas do canal do São José, por onde escoam as águas do açude do Arrojado. Foi o que aconteceu no dia 20 de abril de 2009, dia em que as águas inundaram residências, comércios e todos os moradores tiveram que retirar seus moveis e produtos às pressas para evitar que a força das águas arrastasse.

Curiosidade
O mais curioso é que iniciativa de procurar uma solução provisória para a problemática surgiu de um vereador da cidade de Paraná – RN, que também é comerciante em Uiraúna. Tatá motos, como é mais conhecido, disse que esvaziar o açude antes que a população passe por vexames é a atitude mais viável a curto prazo. Embora a proposta de tatá tenha sido aprovada pela maioria dos vereadores de Uiraúna e representantes da CDL local, uma nova ideia foi lançada para acionar a Justiça no sentido de procurar uma solução o mais rápido possível para o problema.

Mesmo a proposta sendo aceita pela maioria, o caso já provoca polêmica entre os moradores da cidade. Eles temem que o ano de 2010 possa chover abaixo da média na região.

Da redação com Portal Radar Sertanejo

Tags:
Recomendado pelo Google: