header top bar

section content

Pe. Djacy Brasileiro volta a clamar por transposição do São Francisco

O Pe. Djacy Brasileiro, Pároco dos municípios de Santa Cruz e Lastro, ambos localizados no Sertão da Paraíba, enviou um manifesto escrito à imprensa neste fim de semana cobrando das autoridades competentes mais empenho junto a luta pela transposição das águas do “velho Chico”. No manifesto o padre se revela preocupado e muito receoso com […]

Por

21/06/2009 às 11h57

/O Pe. Djacy Brasileiro, Pároco dos municípios de Santa Cruz e Lastro, ambos localizados no Sertão da Paraíba, enviou um manifesto escrito à imprensa neste fim de semana cobrando das autoridades competentes mais empenho junto a luta pela transposição das águas do “velho Chico”.

No manifesto o padre se revela preocupado e muito receoso com uma suposta inviabilização do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco que promete levar água a milhões de sedentos nordestinos.

Confira na íntegra o material enviado pelo padre:

"CADÊ A LUTA PELA TRANSPOSIÇÃO"

Sinceramente, ando muito preocupado com o silêncio quase sepulcral quanto à transposição de águas do rio São Francisco para os quatro Estados do Nordeste Setentrional. É um silêncio total.

O que afinal, está acontecendo? Por que não se fala mais nesse Projeto redentor? Onde estão aqueles que tanto defendiam esta bandeira de luta? Onde estão aquelas vozes que bradavam em alto e bom som na defesa desse sonho secular? E as mobilizações, por que não acontecem mais? Cadê aquela euforia de antes? Afinal, eram tantas badalações, entrevistas, debates, músicas e tanto mais. E agora, o que existe? Existe um verdadeiro silêncio que me assombra. Algo está acontecendo.

Meu Deus, será que mais uma vez vamos deixar passar essa grande oportunidade de recebermos água do Velho Chico? Vamos perder esta causa tão justa, humana, cristã? Cadê nosso espírito nordestino? Nossa força, nossa garra, nossa bravura, nossa valentia, nossa coragem de lutar? Vamos deixar-nos ser levados pela covardia, pela inércia, pela praga do comodismo? Vamos acovardar-nos, abandonando esta causa tão sagrada?

Estou muito preocupado e receoso. Penso em algo que inviabilize esse sonho esteja acontecendo de modo bem camuflado. Aliás, “onde há fumaça, há fogo”. Essa fumaça chama-se silêncio.

Fico a pensar nas grandes mobilizações que aconteciam nesta minha amada Paraíba. Como era bonito, encantador vê o povo e as autoridades vibrando , gritando em defesa dessa transposição. Confesso: tenho saudade daquele tempo.

Agora, só se fala em eleição, em escolhas de candidatos, em conchavos políticos. Tudo isso está na crista da onda. Enquanto isso, mais uma vez, nosso sonho de nordestinos sofridos, esmagados pela cruz da seca, vai sendo abafado, esquecido, ignorado para a felicidade de alguns bandos de politiqueiros, que rezam para que a miséria, a fome, a sede continuem para afinal, fazer sua “festa” feito urubus em cima de carniça. Para esses enganadores, aproveitadores, oportunistas e assistencialistas, transposição é sinônimo de atropelo para seu projeto político pessoal, salve poucas exceções.

Quanto a mim, com minha famosa e histórica cruz de latas, continuo firme, forte e encorajado. Não abandarei esta causa, indo até as ultimas conseqüências.

Já penso em fazer uma grande mobilização, no sertão, lá para o final do mês de julho, com o objetivo de acordar o povo, pelo menos o povo, para a retomada dessa histórica luta em favor das benditas águas do São Francisco para nossa sofrida Paraíba.

“Quem sabe faz a hora e não espera acontecer”.

Santa Cruz, 20 de junho de 2009

Padre Djacy Brasileiro

Da redação com assessoria do Pe. Djacy

Tags:
Recomendado pelo Google: