header top bar

section content

Descubra remedinhos caseiros dos avós que realmente funcionam

As receitas dos avós que podem ser aplicadas nas crianças e têm funções medicinais na saúde

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

30/07/2016 às 12h50

Além do amor e carinho únicos que os avós dão, capazes de curar muitas dores (Foto: iStock)

Em 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, daqueles que, para a maioria das pessoas, estão entre as boas lembranças de infância. Figuras da família que enchem os netos de um amor mais permissivo. São quase “super-heróis” sempre com boas medidas simples e rápidas para praticamente tudo: a cólica do bebê, a tosse persistente, o hematoma, a gripe, a dor de cabeça e, até, a cólica menstrual.

Mas, desses remedinhos “caseiros”, o que curiosamente funciona mesmo e pode ser justificado pela medicina? Além do amor e carinho únicos que os avós dão, capazes de curar muitas dores, as pediatras  Dra. Fernanda Viana, Dra. Rafaela Gato Calmon e Dra. Ana Laura Kawasaka – apontam algumas medidas e justificam:

-Para a tosse persistente, a receita de chá feito com mel, limão, alho e agrião pode realmente auxiliar no tratamento natural. Essa mistura tem ação anti-inflamatória e antibiótica. “Mas só é indicada para crianças a partir de um ano de idade, por conta do mel e o risco de Botulismo”, alertam as pediatras.

-Para aliviar hematomas, o mentruz é outra boa dica de tratamento natural que pode ser aplicado sobre a região do trauma. Ele também tem efeito anti-inflamatório. Porém, é necessário ter muita atenção para não causar reação alérgica.

-Na gripe, a canja de galinha é muito funcional. De acordo com as pediatras, ela hidrata o organismo, tem alto teor de proteína, vitaminas e sais minerais. Além disso, o caldo quente ajuda a diminuir a reação inflamatória, auxiliando na expectoração com componentes do frango. “Estudos já comprovaram a eficácia no alívio dos sintomas em quadros respiratórios de origem viral, como gripe e resfriados”, explicam as médicas.

-Para atenuar as dores de ouvido e as cólicas do bebê, a toalha aquecida com o ferro de passar roupa é outra boa sugestão dos avós. As compressas de calor aliviam os sintomas e surtem efeito rápido.

-Amenizam a dor de cabeça com rodelas de batatas sobre a testa. As pediatras explicam que as batatas funcionam como compressas frias, por isso podem aliviar a dor. É possível obter o mesmo efeito com uma toalha molhada ou bolsa térmica.

-Às meninas que têm cólicas menstruais, a receita de chá de louro dos avós pode sim ajudar no alívio, pelo efeito anti-inflamatório. Mas também é preciso moderação para não causar intoxicação e alergias.

Notícias ao Minuto

Recomendado para você pelo google

EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Ciro diz que Ricardo ‘prejudicou-se na sucessão’, mas elogia Azevêdo: “Seria uma honra no PDT”

PREOCUPADO

VÍDEO: Na Semana dos Pobres, bispo de Cajazeiras diz que “pobreza se avoluma cada vez mais nas cidades”

A OBRA PAROU?

Ex-vereador denuncia que terminal rodoviário de Sousa está abandonado: “Prefeito Tyrone não está nem aí”

PROJETO DE LEI

VÍDEO: Comentarista diz que críticas ao leilão de imóveis da Prefeitura de Cajazeiras é ‘politicagem’