Sem recursos jovem fabrica carro artesanal e máquina de perfurar poço na região de Cajazeiras
No Sertão paraibano, encontramos um jovem que, por causa da sua capacidade inventiva, já está sendo chamado de “Engenheiro”.
Quando a gente une a necessidade com a criatividade, na maioria das vezes surgem invenções um tanto quanto inusitadas. No sítio Cacimba Nova, a cerca de 7 km da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano, encontramos um jovem que, por causa da sua capacidade inventiva, já está sendo chamado de “Engenheiro do Sertão”. (Confira o vídeo da reportagem completa ao final da matéria).
Com pouco estudo e sem nenhum conhecimento técnico sobre mecânica e eletrônica, Luiz Carlos Dantas, de 28 anos, é o criador de algumas engenhocas curiosas, mas que são bastante úteis para a sua comunidade.
Veja também:
? Pastor de São João do Rio do Peixe fala da renúncia de padre da cidade: Atitude íntegra
? Depois do The Voice, cantora de São João do Rio do Peixe vira celebridade na PB. Vídeo!
Usando peças de bicicletas, canos, madeiras e outros materiais e utensílios, ele desenvolveu, com a ajuda de um dos seus irmãos,uma máquina de perfurar poços e outra que bombeia a água do solo.
Graças a essas duas invenções, o trabalho que seria exclusivamente braçal e exaustivo se tornou semimanual, no caso da perfuratriz, e automático para o bombeamento de água. Com isso as tarefas ficaram bem mais leves para ele e sua família.
O Engenheiro do Sertão garante que, apesar da aparência frágil de suas criações, elas são bastante eficientes e resistentes, e graças a elas o cenário de seca no sítio Cacimba Nova ganhou tons de verde das plantações irrigadas. “Foi criada de cabeça essa máquina”.
?
Mas a sua invenção mais famosa é mesmo este… digamos… automóvel. Vendo assim, parece até uma espécie de carroça motorizada, mas o autor do invento mostra que o princípio funcional da máquina é mesmo o de um carro, inclusive ela é movida a gasolina e foi construída com peças de uma motocicleta. “Foi feita para levar mais coisas”.
Luiz Carlos, que mora com os pais e mais dois irmãos, contou que desde criança gosta de mexer em engrenagens para aprender a montar e consertar máquinas. Mas o que antes era apenas uma brincadeira de menino acabou se tornando uma habilidade útil para o dia-a-dia.
Dona Maria do Socorro, mãe de Luiz Carlos, lembrou que o filho sempre sonhou em construir um sistema artesanal que ajudasse a distribuir água para a sua comunidade e manter a produção agrícola mesmo em tempos de seca.
“Ele era muito inteligente. Queria fazer tudo e saber de tudo. Daí disse que ia fazer um poço para plantar frutas e deu certo. Hoje temos várias plantações”. Confidenciou a mãe.
As invenções do Engenheiro do Sertão viraram uma atração à parte no sítio Cacimba Nova. Para seu José Alves, primo de Luiz Carlos, a criatividade do jovem é um dom divino.
Confira a reportagem completa da TV Diário do Sertão!
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário