Sousa Esporte Clube aparece no novo ranking divulgado pela CBF; Confira!
Treze é o primeiro colocado, seguido por Campinense e Sousa. Novo ranking só leva em consideração as competições dos últimos cinco anos
A CBF divulgou o novo ranking nacional de clubes. Como era de se esperar, o Fluminense aparece em primeiro lugar, graças principalmente aos títulos brasileiros de 2010 e 2012. No âmbito paraibano, apenas seis clubes aparecem na nova relação. O Treze, em primeiro lugar dentre os paraibanos, aparece na 58ª colocação com 1.873 pontos, 20 pontos a mais do que o Campinense, que vem uma posição abaixo.
Vale ressaltar que o ranking só leva em conta os últimos cinco anos e com pesos diferentes. A Série A, por exemplo, vale mais do que a B, que vale mais do que a C, que por sua vez distribui mais pontos do que a D. Quanto mais recente o campeonato, mais valioso ele se torna. Ou seja: a Série A de 2012 conta mais pontos do que a Série A de 2008, por exemplo.
Voltando à Paraíba, o Galo se aproveitou de ter jogado este ano a Série C para ganhar pontos suficientes e ficar à frente do rival Campinense.
A ironia é que o Treze também está uma posição abaixo do Rio Branco-AC, com quem travou uma intensa batalha judicial para disputar a Série C deste ano. A diferença é de apenas um ponto – ou seja, se o Galo for mantido na Terceirona do próximo ano já passa o time acreano no ranking de 2013.
Além de Treze e Campinense, os outros quatro times paraibanos que aparecem no novo ranking da CBF são o Sousa (107º lugar, com 490 pontos), Botafogo (122º, com 400 pontos), Auto Esporte (155º, com 250 pontos) e Nacional de Patos (195º, com 150 pontos).
No critério anterior o Treze também era o melhor do Paraíba, mas seguido por Botafogo e Campinense. O Sousa só aparecia em sexto lugar, atrás de Auto Esporte e Nacional de Patos. Na lista de 2011 também apareciam todos os times que já tinham disputado uma competição promovida pela CBF, como América de Esperança e o extinto Guarabira.
Como o Botafogo só somou uma participação na Copa do Brasil nos últimos cinco anos, acabou ficando para trás. No ano que vem, pela participação do CSP na competição nacional, o Tigre vai estrear no ranking.
Globoesporte.com
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário