header top bar

section content

Prêmio transparência e fiscalização: TCE-PB vence com Diálogo Público

O TCE saiu de sua sede, percorrendo cada canto da Paraíba, para fomentar o controle social; isto é muito significativo”, destacou.

Por

04/12/2014 às 17h16

TCE-PB vence com Diálogo Público

O Tribunal de Contas da Paraíba é o vencedor da edição 2014 do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, na categoria governamental. A experiência ‘Diálogo Público Paraíba – o TCE e o Controle Social’ rendeu o reconhecimento da Mesa Diretora e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que realizam sessão solene, neste dia 9 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, para a outorga da distinção.

A proposição de outorga do prêmio foi do deputado federal Hugo Motta, que preside a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O parlamentar esteve no TCE, na tarde desta quinta-feira (4), e foi recebido pelo presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira, pelo ouvidor conselheiro André Carlo; e pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Elvira Samara. 

Na visita, o deputado Hugo Motta destacou que o TCE disputou o prêmio com outras instituições que empreendem trabalhos igualmente importantes. “Prevaleceu a experiência do ‘Diálogo Público’, pelo sentido inovador da proposta. O TCE saiu de sua sede, percorrendo cada canto da Paraíba, para fomentar o controle social; isto é muito significativo”, destacou.

O conselheiro Fábio Nogueira, idealizador do Diálogo Público, revelou que se sente, ainda mais, encorajado no propósito de fomentar o controle social que, de acordo com ele, produz resultados extremamente satisfatórios. “Os órgãos de controle têm se esmerado na tarefa de fiscalizar os recursos públicos, mas, nenhum olhar, nenhum exame, é tão eficaz quanto aquele que o cidadão pode direcionar à gestão pública”, salientou.

De acordo com Fábio Nogueira, o ‘Diálogo Público’ transmite essa mensagem, fomenta o interesse e insere o cidadão nesse cenário. “Como corresponsável pela fiscalização da gestão pública, a população contribui para a redução dos crimes de malversação do dinheiro público e obtém o benefício da qualificação das políticas públicas”, adendou. 

Categorias – Na categoria governamental, em que se insere o TCE-PB, o Prêmio Itamar Franco, conforme estabelecido no regulamento da CFFC nº 1/2011, é concedido à melhor experiência de transparência e de fiscalização realizada por órgão, entidade, programa ou agente da administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

Na categoria sociedade civil o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, que leva o nome de Pedro Gondin, a Associação das Pioneiras Sociais – Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação foi a vencedora. 

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: