ALPB aprovou 89 leis voltadas para o meio ambiente
A ALPB já aprovou 89 leis voltadas para o tema, além de quatro projetos de resolução, um decreto legislativo e uma emenda constitucional.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza sessão especial, nesta quinta-feira (5), às 10h, no plenário Deputado José Mariz, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A ALPB já aprovou 89 leis voltadas para o tema, além de quatro projetos de resolução, um decreto legislativo e uma emenda constitucional. As leis visam conscientizar a população sobre a proteção ao meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.
"Queremos estimular a conscientização da Paraíba em prol do meio ambiente. É importante que as pessoas percebam que são responsáveis pelo planeta e se tornem agentes do desenvolvimento sustentável", disse o presidente da ALPB, Ricardo Marcelo (PEN).
A sessão desta quinta-feira foi proposta pelo presidente da ALPB. Entre os convidados, estão Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades ligadas ao meio ambiente, professores e especialistas.
Durante a sessão, haverá palestra sobre sustentabilidade na administração pública e a política nacional de resíduos sólidos, com a professora e pesquisadora Crislene Moraes.
Leis
Entre as leis voltadas para o meio ambiente, estão a nº 10.033, de 2013, do deputado Assis Quintans (Democratas), que institui a Política Estadual de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva; e a nº 9.896, de 2012, do deputado Branco Mendes (PEN), que cria a campanha permanente para a manutenção dos mananciais, rios, lagos e açudes.
A lei nº 9.770, de 2012, de Vituriano de Abreu (PSC), institui a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar. Proposta pelo deputado Hervázio Bezerra (PSB), a lei nº 10.298, de 2014, obriga a adoção de práticas e métodos sustentáveis na construção civil.
De autoria do deputado Domiciano Cabral (Democratas), a lei nº 9.505, de 2011, dispõe sobre o uso de sacolas plásticas biodegradáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias a serem utilizados nos estabelecimentos comerciais em todo o território paraibano.
Já a lei nº 9.185, de 2010, do deputado Raniery Paulino (PMDB), obriga os fabricantes de aparelhos e equipamentos eletrônicos a implantarem aterro ou área de reciclagem adequada e separada dos detritos tóxicos, dos produtos que comercializam. A lei nº 9.780, de 2012, de Janduhy Carneiro (PTN), institui o Dia Estadual de Combate aos Maus Tratos Contra os Animais.
Dia do Meio Ambiente
Celebrado anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi definido pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os principais objetivos da comemoração mundial são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; e firmar parcerias para que todas as nações tenham um futuro mais seguro e próspero.
Da secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário