header top bar

section content

Senador diz que manifestações exigem reflexões sobre novo modelo de governo

Diante da onda de protestos realizados em todo o país, em especial os desta quinta-feira (11), onde centrais sindicais estão prometendo parar o País com greves e manifestações de várias categorias, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou que todas as manifestações são reflexos de um problema que vem se aprofundando, o que exigem reflexões […]

Por

11/07/2013 às 15h44

Diante da onda de protestos realizados em todo o país, em especial os desta quinta-feira (11), onde centrais sindicais estão prometendo parar o País com greves e manifestações de várias categorias, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou que todas as manifestações são reflexos de um problema que vem se aprofundando, o que exigem reflexões sobre a importância de um novo modelo de governança e a inter-relação de toda sociedade.

Particularmente, Vital defende uma sociedade justa, fraterna, e igualitária, onde os direitos previstos na Constituição sejam cumpridos. Vital que considera legítima todas as manifestações populares, desde que não extrapole e desbanque para a violência ou para o vandalismo. Para o peemedebista há um esgotamento do cotidiano urbano onde o aumento do preço da passagem foi apenas o estopim de um esgarçamento das relações com o estado, que gera uma insatisfação da sociedade, que precisa de todos para ser interpretada.

A greve nesta quinta-feira terá participação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) e CGTB (Central Geral de Trabalhadores Brasileiros). O Movimento dos Sem-Terra e a UNE (União Nacional dos Estudantes) também devem participar.

Para ele, as manifestações populares que estão ocorrendo é resultado desse esgotamento, o que torna necessária uma profunda reflexão sobre o tema. O senador lembrou que toda a movimentação faz parte da democracia e expressam um sentimento da sociedade. Ele destaca também que o movimento realizado hoje (11), marca o Dia Mundial da População, que visa promover a sensibilização da população mundial para a importância das questões populacionais no contexto dos planos e programas de desenvolvimento, e a necessidade de encontrar soluções para estas questões.

De forma corajosa, Vital reafirmou que o país precisa repensar o seu modelo de governança e o trato dele com a sociedade que o mantém no poder. Na visão do senador, a onda de protestos em várias cidades do Brasil nada mais é do que a “explosão de um sentimento", o voto direto e melhores empregos, por saúde, educação digna e segurança. Ele lembrou que a Constituição garante a livre manifestação de pensamento e ressaltou que não se pode confundir a violência de poucos com a boa intenção de milhares.

Vital não tem dúvida de que mesmo tendo promovido avanços significativos, o governo, tem a consciência de que ainda há muito a fazer. E destacou que algumas passeatas são contra o aumento das passagens e a favor de mais qualidade na educação, na saúde e no emprego.

Ainda na visão do senador peemedebista, os governantes precisam se aproximar dos movimentos sociais e atender suas reivindicações, correspondendo assim, aos anseios a sociedade.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: