header top bar

section content

PhD em Meteorologista afirma que chuvas só chegarão no primeiro trimestre de 2013. Confira!

Segundo o meteorologista, as configurações climáticas já estão mudando e por isso, o quadro começa a parecer favorável a formação de chuvas

Por

24/11/2012 às 16h34

O sofrimento de mais de um milhão de paraibanos afetados pela estiagem deste ano, poderá chegar ao fim já no primeiro trimestre de 2013, quando deverão ocorrer chuvas regulares. A previsão é do PhD em Meteorologista, Luiz Carlos Baldicero Molion, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele explica que a seca que foi mais intensa este ano, por conta da atuação do fenômeno El Niño, que aqueceu as águas do oceano pacifico e inibiu a formação de nuvens no Nordeste, mas que o fenômeno já está acabando e terá inicio o La Niña, quando resfriará as águas do Pacífico e promoverá a evolução de chuvas na região.

De acordo com o meteorologista, as configurações climáticas já estão mudando e que por isso, o quadro começa a parecer favorável a formação de chuvas, sobretudo na Paraíba, Sul do Pernambuco e Ceará, até o mês de março. “Esse ano, o fenômeno El Niño teve uma atuação muito intensa e por isso, provocou uma estiagem como a que estamos presenciando. agora, ele já está de dissipando e isso significa que as águas do pacifico que estão aquecidas, começarão a resfriar, o que será favorável a ocorrência de chuvas no nordeste. com esse resfriamento terá uma circulação atmosférica que possibilitará a formação de chuvas. então a previsão é de que 2013 será um ano de chuvas regulares, diferente da estiagem que está ocorrendo este ano”, explicou.

Outra opinião
O meteorologista da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), Alexandre Magno, também acredita que 2013 será um ano de chuvas regulares, que amenizarão o sofrimento dos paraibanos, sobretudo das regiões do Sertão, Cariri e Curimataú do Estado.

Ele conta que normalmente o fenômeno El Niño tem um tempo de duração de até dois anos, mas que ele já está se ausentando do Nordeste do país porque teria atuado de forma tão intensa que se já está se enfraquecendo. “O El Niño começou a atuar em 2011 e a previsão seria de que ele fosse durar bem mais, indo os primeiros meses de 2013. No entanto, ele foi tão intenso e o reflexo disso é essa estiagem forte que estamos vivendo, que acabou gastando toda energia e já está se acabando, No momento, as águas do Pacífico estão em estado de neutralidade e com o fim do fenômeno, logo começarão a resfriar, o que significa que terá inicio o fenômeno da Lá Niña. Assim, a circulação atmosférica será desbloqueada e haverão as formações de nuvens que trazem as chuvas para o Nordeste”, contou Magno.

No Sertão da Paraíba as cidades de Triunfo, São João do Rio do Peixe, Piancó e Bernardino Batista são as mais castigadas com falta de chuvas,

DIÁRIO DO SERTÃO com Jornal Correio da Paraíba
 

Tags:
Recomendado pelo Google: