Imeq intensifica fiscalizações de produtos infantis para o Dia das Crianças
Na tarde de terça-feira (9) foram recolhidos 48 cachorros de pelúcia em um estabelecimento comercial localizado no Centro da Capital.
As fiscalizações sobre a qualidade dos brinquedos comercializados em todo o Estado estão sendo intensificadas pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB), para garantir a segurança dos consumidores nesta semana que antecede o Dia das Crianças.
Na tarde de terça-feira (9) foram recolhidos 48 cachorros de pelúcia em um estabelecimento comercial localizado no Centro da Capital. O material estava fora dos padrões exigidos pelo Inmetro, além de não possuir o selo de regulamentação do instituto e não identificar a faixa etária do produto.
A ação está sendo realizada com o objetivo de inibir o comércio de artigos ilegais, principalmente pelo cuidado com os objetos que possam trazer riscos à saúde dos usuários. As lojas que estiverem trabalhando com itens que desrespeitem as normas legais serão notificadas pelos fiscais de qualidade e multadas de acordo com o setor jurídico do órgão. Os responsáveis pelo comércio também serão obrigados a apresentar a nota fiscal do produto dentro de um prazo de 10 dias.
Em João Pessoa, quatro fiscais estão avaliando os estoques de vários pontos comerciais nas regiões do Centro, Praia e Zona Sul, com uma média de seis lojas fiscalizadas diariamente. A meta é inspecionar aproximadamente 25 estabelecimentos até esta sexta-feira (12) para coibir a venda desses materiais irregulares.
Os agentes também alertam os consumidores para três detalhes que devem ser observados no momento da compra: o selo do Inmetro, a faixa etária do produto e o código de barra. “Caso o consumidor identifique a ausência de um desses itens ele deve optar por não adquirir o determinado artigo, pois o padrão de qualidade e segurança pode estar seriamente comprometido”, destacou Rosinéia Borges, fiscal de qualidade do Imeq-PB.
Outras Ações – Na semana passada, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba realizou uma ação especial denominada “Operação Semana da Criança”, direcionada especificamente para inibir a venda de brinquedos, onde 10 lojas foram notificadas por comercializar brinquedos sem os padrões exigidos pelo Inmetro.
DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário