header top bar

section content

Cendac supervisiona cursos profissionalizantes no interior do Estado

Todos os alunos em todas as modalidades de cursos são pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por

08/08/2012 às 10h30

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente realizou, nessa semana, a visita de supervisão a diversos cursos profissionalizantes da parceria Cendac/Funcep no interior do Estado. O objetivo da visita é avaliar as aulas, os alunos e os professores para garantir que o curso está cumprindo o que foi proposto para os inscritos.

As cidades avaliadas foram Pombal, Cajazeiras, Cachoeira dos índios, Sousa, Bom Sucesso, Nazarezinho e Catolé do Rocha, que mantêm cursos de corte e costura, auxiliar administrativo, artesanato, arte culinária, cuidador de idosos, estética e edição de imagens.

O Cendac assumiu o compromisso de visitar todas as cidades durante a realização dos cursos. Só assim, poderá avaliar os professores e as necessidades de cada local. Em cada cidade visitada é realizada uma reunião com os instrutores onde eles aprendem a elaborar o relatório final de avaliação do curso. A equipe técnica do Cendac também avalia a freqüência dos alunos inscritos.

Todos os alunos em todas as modalidades de cursos são pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse foi um dos principais critérios para o Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza (Funcep) entrar como parceiro do Cendac nessa capacitação profissional. As aulas são gratuitas e ao final do curso o aluno recebe um certificado e está apto para entrar no mercado de trabalho.

O curso mais procurado no Cendac é o de corte e costura. Atualmente além da parceria com o Funcep e o apoio do Governo do Estado da Paraíba, todos os cursos têm também o apoio das prefeituras locais. Uma vez profissionalizado, o aluno pode entrar em contato com a prefeitura e gerar a possibilidade de continuar com o apoio. No caso das costureiras, muitas delas continuaram a parceria com as prefeituras locais produzindo o fardamento escolar da sua região.

A senhora Maria das Neves Rodriguês Silva de 33 anos concluiu em 2011 o curso de cabeleireiro pelo Cendac em João Pessoa. Em casa ela abriu o próprio negócio e hoje consegue garantir o sustento das duas filhas e da sua mãe. "Antes de me tornar cabeleireira eu vivia apenas com o dinheiro do Bolsa Família. Não podia trabalhar fora de casa, pois não tinha com quem deixar a minha mãe. Hoje sou independente e dona do meu próprio negócio. Estou muito feliz”.

De janeiro até o mês de julho mais de 1.500 alunos passaram por cursos profissionalizantes na Paraíba. Os parceiros do Cendac são Banco do Brasil, Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza (Funcep), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Governo do Estado.

O Cendac é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com atividades voltadas para o atendimento a adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O órgão atua em vários municípios da Paraíba, fortalecendo aptidões e empreendedorismo.

A prefeitura que se interessar em fazer uma parceria com o Cendac deve ligar para 3218-5086. Para obter informações sobre cursos profissionalizantes, ligar para 3218-6529.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM
 

Tags:
Recomendado pelo Google: