Autoridades protestam contra desperdício de águas do Boqueirão; Açude ganhará reforma
O açude de São Gonçalo também será reformado e o perímetro irrigado modernizado, contando com um sistema mais econômico.
Uma comitiva organizada pelo vice-prefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo (PDT) visitou nesta quinta-feira (25) o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) e contou com a presença de representantes da Aesa (Agência Executiva de Gestão as Águas do Estado da Paraíba), Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), vereadores de Cajazeiras, além do Deputado José Aldemir (PEN) membros da sociedade e outras empresas que foram verificar a real situação do manancial, em virtude da seca.
Segundo os técnicos, a possibilidade de racionamento do Boqueirão ainda é descartada, mas, é preciso economizar o líquido do manancial que abastece Cajazeiras e Sousa. Durante a visita, foi constatado também que não existe nenhuma fissura na parede do açude e que o motivo do acúmulo da água ser apenas 80% é em virtude da vizinhança ribeirinha.
Várias autoridades avaliaram a visita dos técnicos ao distrito de Boqueirão. O vereador Alysson Lira disse que essa questão do açude já foi pautada na Câmara de Vereadores e parabenizou o vice-prefeito por ficar a frente desse problema.
O presidente da Aesa, João Vicente Machado, disse que os órgãos vão precisar do apoio da imprensa e da população para atravessar essa fase. “Nós temos água suficiente, é só regrar o consumo”, disse.
De acordo com o Dr. Guimarães, representante do Dnocs, a ANA (Agência Nacional das Águas) já licitou o projeto de recuperação do açude de Boqueirão e de São Gonçalo, além da modernização do perímetro irrigado de São Gonçalo, que passa a contar com um sistema mais econômico.
Ao final do evento, o vice-prefeito Júnior Araújo disse que é preciso se mobilizar para economizar a água do Boqueirão. Ele aproveitou a oportunidade para fazer algumas cobranças. “Queremos que a mesma prioridade que foi dada aos estádios de futebol para a Copa do Mundo, seja dada para a seca que vem devastando nosso sertão”, disse.
Veja fotos na galeria. Clique e aumente o tamanho.
Veja Vídeo!
DIÁRIO DO SERTÃO com Secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário