header top bar

section content

As adesões ao projeto de Ricardo Coutinho, as mudanças no HRC e as declarações de Vituriano

A coluna política do Jornal Gazeta do Alto Piranhas relata tudo que aconteceu na semana que passou e traz os moídos da política da região de Cajazeiras.

Por

14/07/2013 às 23h37

De rombo
Com a adesão do prefeito de Belém, Edgar Gama (PMDB), ao projeto político-administrativo do governador Ricardo Coutinho, já atinge meia centena. E a 51ª adesão foi a do prefeito de Lagoa Seca, Zé Tadeu (PSC), que declarou apoio político ao governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta quarta-feira (10) e por aí virão a 52ª, 53ª….  

Entenda se quiser
O deputado estadual Antonio Vituriano de Abreu, desceu a lenha no governador Ricardo Coutinho por ele está realisando plenárias do Orçamento Democrático, taxando-as de “pura enrolação”, mas parece ter memória curta, porque o seu filho Léo Abreu, enquanto prefeito de Cajazeiras, implantou este projeto em Cajazeiras e na época era só elogios.

Entenda se quiser 2
Mas estranho ainda é que ele faz estas criticas ao governo do estado e lançou no ultimo sábado, em Cajazeiras, o projeto “Espaço Popular”, que em outras palavras significa um “Orçamento Democrático”  comandado por  ele, para discutir as necessidades e problemas do povo. Como Vituriano está precisando de muita visibilidade para o seu projeto de reeleição, talvez este seja um dos caminhos a seguir.

Entenda se quiser 3
Este “Espaço Popular” idealizado por Vituriano só se diferencia do OD de Ricardo, num detalhe, talvez muito significativo: as questões/propostas do “Espaço Popular” vão ser encaminhadas para ser executadas por quem? Enquanto as do OD, o Mago é o dono da caneta e da “mufufa”.

Sem furar a fila
O senador Cássio da Cunha Lima, no último dia 08, foi fazer o cadastramento biométrico, para continuar tendo direito de ser eleitor. Entrou na fila, mas foi “convidado” para dela se retirar e ter um atendimento “especial”, mas rejeitou a deferência e aguardou a sua vez para ser atendido. Existe por aí “algumas personalidades” que adoram furar uma fila.

Hospital Regional de Cajazeiras
Na Central de Regulação de Cirurgias Eletivas do HRC tem cerca de 800 pessoas na fila para serem operadas de catarata. A nova Diretora, Maura Vanessa, já conseguiu, que uma equipe de médicos, vinda de João Pessoa, realize um mutirão para zerar esta demanda. Com relação ao velho HRC volta a existir uma luz no fim do túnel.   

Hospital Regional de Cajazeiras 2
Durante o mês de junho de 2013 só foram realizadas 66 cirurgias eletivas, a maioria delas para “emendar  ossos quebrados”. Este número surpreende pela sua pequenez, analisando pelo lado da grandiosa estrutura física ali existente e pelo tamanho da folha de pagamento, que atinge hum milhão e duzentos mil reais e também pela quantidade de servidores (714) e de médicos (76). Cabe uma pergunta: por que tão poucas cirurgias eletivas?

Hospital Regional de Cajazeiras 3
Existe uma demanda reprimida na Central de Marcação, do ano de 2013, para a realização de 294 cirurgias eletivas, solicitadas por pessoas da Região do Alto Piranhas, formada por 15 municipios. Cajazeiras é que tem mais solicitações – 139, sendo 26 para próstata, 28 histerectomia, 94 vesícula e 62 de hérnia. Este é o nó mais dificil que a nova diretora vai ter que desatar.

Ingrato
O ex-vereador Chagas Amaro, que mudou de partido uma única vez em sua vida pública, quando saiu recentemente do PMDB para ingressar no PEN, recebeu duras palavras do deputado estadual Antonio Vituriano de Abreu, que também já mudou de partido. 

Ingrato 2
Durante toda a sua vida Chagas foi um fiel eleitor e intransigente defensor das ideias de Vituriano e seus amigos acham que o deputado foi ingrato e que o mesmo só “prestava” enquanto lia na sua cartilha.  Poucos sabem que a mais sublime virtude de um homem é a gratidão. 

Conversa de bastidores
Em qualquer roda de amigos, quando a conversa despenca para o lado da política e principalmente quando é para dar uma opinião sobre a administração da prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, existe uma unanimidade nas falas e ouve-se: “surpreendente”, “sua humildade é a chave do seu sucesso”, “se continuar neste ritmo não tem mais pra ninguém”, “ela só tem feito as coisas direito”, “tá arrebentando”, “vai ser a melhor gestora de Cajazeiras”, “ela é filha de quem é, Dona Anita, mulher trabalhadeira”. 

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Tags:
Recomendado pelo Google: