header top bar

section content

Garganta inflamada pode indicar doenças cardíacas; entenda

Especialistas explicam quais são os cuidados e tratamentos que devem ser realizados

Por Notícias ao Minuto

24/05/2018 às 08h20

Os cuidados com essa doença simples que pode se tornar algo mais grave

Uma dor de garganta pode parecer simples de tratar e muitas pessoas não dão atenção a esse problema. Mas quando não tratada da forma correta, pode trazer consequências sérias ao coração. Como o problema não está ligado somente ao inverno, é preciso ficar alerta a alguns sintomas como febre, dor e inchaço nas juntas, manchas na pele e movimentos involuntários nos membros e na face.

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em São Paulo, e professor da Santa Casa, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, entre as várias consequências de uma dor de garganta mal curada pode-se destacar uma doença inflamatória, chamada de febre reumática, a qual, pode ser uma complicação de uma amigdalite bacteriana. “Esta é uma complicação que pode surgir é causada pela bactéria Streptococcus”, explica o especialista.

Os principais sintomas da doença são sentidos nas articulações, no coração e no sistema nervoso central. Porém, quando a condição não é identificada previamente, o mais comum é descobrir a doença só depois que o coração já está comprometido”, explica o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires

Ainda segundo Elcio, quando a infecção de garganta não é curada corretamente, a inflamação ataca o músculo cardíaco e acentua os riscos de sopros e aumento do coração. Além disso, é perigoso acometer ainda a membrana que envolve o coração, causando pericardite.

Para evitar situações como essa, é recomendável que os pacientes sigam corretamente as indicações do médico durante o tratamento de dores de garganta com o objetivo de ficar totalmente curada. Além disso, é necessário estar em dia com os exames de rotina, assim, é mais fácil descobrir doenças cardíacas e obter um tratamento com mais sucesso e menos riscos.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/596000/garganta-inflamada-pode-indicar-doencas-cardiacas-entenda

Recomendado pelo Google: