header top bar

section content

Veja como o ganho de massa magra pode ser importante para sua saúde

Muito mais que ter um corpo definido, uma quantidade maior de massa magra no organismo ajuda a prevenir doenças e garante envelhecimento mais sadio.

Por Link Building Assistant

28/10/2019 às 14h48

Veja como o ganho de massa magra pode ser importante para sua saúde

O processo de começar a se exercitar passa por vários estágios: escolher que tipo de exercício você pretende fazer, quais são seus objetivos, em que local você irá praticá-los… Até mesmo definir a camiseta para academia e os horários e dias dos exercícios, a fim de se criar uma rotina.

E é bem comum que muitos que iniciam essa jornada para se tornarem mais saudáveis tenham em mente, primeiramente, a perda de peso. Tirar as “dobrinhas” do corpo visa ter um corpo mais definido, que seja mais bonito. Um corpo que, em suma, seja composto de mais massa magra. Mas você sabe o que é isso?

Massa magra x massa gorda

Saber o índice de massa magra no corpo, muitas vezes, é um dado que as pessoas não se atentam. Quando se fala em perder peso, ou ganhar massa muscular, tem-se em mente apenas a questão estética, de músculos e partes do corpo torneadas e definidas. Mas o ganho de massa magra tem muito mais benefícios para a saúde.

Primeiramente, é importante fazer a distinção entre massa magra e massa gorda. A primeira é composta pelos órgãos, ossos, líquidos corporais e músculos. Já a segunda é referente a gordura presente no corpo – e que, em altos níveis, traz prejuízos pro organismo. A junção das duas, junto com a água, resultam no peso do corpo.

Portanto, por ser uma combinação de diferentes aspectos, é necessário saber sobre isso para compreender o seu peso na balança. Por exemplo, é possível que haja ganho de peso corporal, mas que isso não seja sinônimo de problema: pode ser um sinal de ganho de massa magra, o que seria algo positivo.

Recomenda-se procurar ajuda profissional para saber de uma forma mais apropriada as porcentagens de massa gorda e magra no corpo. Ele pode ser um nutrcionista, um médico do esporte ou um profissional de educação física, que usará métodos como o das dobras cutâneas ou bioimpedância elétrica para determinar os valores.

Essa orientação profissional é imprescindível, tanto para quem quer perder a quantidade de massa gorda no corpo, ou para quem quer ganha peso, sendo este a massa magra. É a partir da avaliação do profissional que será possível traçar o melhor caminho para se conquistar estes objetivos, sem colocar o corpo em risco

Benefícios do ganho de massa magra

Um maior índice de massa magra no organismo significa um corpo mais saudável, sendo que vários benefícios são adquiridos neste processo. Essa massa requer mais calorias para manter sua densidade. Isso significa que o metabolismo do corpo fica mais acelerado, consumindo mais calorias para mantê-la.

Mais calorias consumidas resulta em uma diminuição da quantidade de massa gorda no corpo – o que pode ocasionar, também, a perda de peso. A menor quantidade de massa gorda ajuda a diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

A massa gorda também está relacionada à outras doenças crônicas e degenerativas, tais como o aumento da pressão arterial e do colesterol, além do diabetes tipo 2. Praticar exercícios e ter uma dieta que priorize o ganho ou a manutenção da massa magra no corpo ajuda em ter um envelhecimento mais sadio, com menos riscos de doenças.

E o ganho da massa magra está muito relacionada à prática de exercícios, então, os benefícios de se exercitar também aparecerão em sua saúde. Algumas dessas vantagens são o aumento da imunidade, maior disposição para fazer as atividades do dia a dia, menor risco de lesionar o corpo e prevenir o envelhecimento precoce.

Como ganhar massa magra

Algumas medidas ajudam a estimular o ganho de massa magra. Uma delas é uma dieta que seja mais composta por carboidratos e por proteínas magras. O primeiro pode ser encontrado no consumo de frutas e de cereais integrais, enquanto o segundo são adquiridos ao ingerir peixe, frango, leguminosas e derivados de leite.

Suplementos alimentais ajudam na absorção das proteínas e, desta forma, colaboram para aumentar o metabolismo no ganho de massa magra. Saber quando comer também é importante: faça refeições menores, mas de intervalos mais curtos, para melhorar o metabolismo. Em grandes intervalos, o corpo para de queimar calorias.

Existem exercícios que também ajudam no ganho da massa magra e que podem ser feitos inclusive em casa. Alguns exemplos são a flexão de braços com as mãos apoiadas, prancha, agachamentos e abdominais, em séries de 10 à 15 repetições.

Recomendado pelo Google: