header top bar

section content

Cajazeiras é considerada um município prioritário na luta contra a Hanseníase. Confira aqui!

A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares (população alvo); tratar 90% das crianças e jovens entre 5 e 14 anos.

Por

25/02/2013 às 13h02

Vinte municípios da Paraíba vão participar da Campanha Nacional de Hanseníase Geohelmintíases, que faz parte do Plano Integrado de Ações  Estratégicas do Ministério da Saúde.  Desses, são três municípios prioritários para hanseníase: Cajazeiras, João Pessoa e Campina Grande.

São 17 cidades para Geohelmintíase (Alhandra, Araruna, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Cajazeirinhas, Tacima, Casserengue, Damião, Gado Bravo, Imaculada, Itatuba, Manaíra, Poço Dantas, São João Tigre, Santa Cecília, Umbuzeiro  e Vieropolis). Esses municípios foram escolhidos por critérios populacional e de desenvolvimento humano, entre outros fatores determinados pela Portaria no 2.556 de 28 de Outubro de 2011, que estabeleceu repasse para implantação, implementação e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica destes agravos para o ano de 2012.

O Governo do Estado vai participar da Campanha Nacional de Hanseníase Na Paraíba, a ação vai acontecer no período de18 a 22 de março e será coordenada pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que já concluiu o planejamento da Campanha.

A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares (população alvo); tratar 90% das crianças e jovens com idades entre 5 e 14 anos para geohelmintíases e realizar, no mínimo,  80% do  tratamento dos casos positivos, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Hanseníase – É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Geohelmintíases – Grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria e pelos ancilostomídeos. Esses helmintos, transmitidos por meio do solo, podem causar a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: