header top bar

section content

Tribunal de Contas recebe denúncia e investiga ¨ gatos de água¨ nas Várzeas de Sousa

A providência, com data a ser definida, foi anunciada pelo presidente da TCE-PB, Fernando Catão, na abertura da sessão desta quarta-feira (19).

Por

20/09/2012 às 07h10

O Tribunal de Contas da Paraíba vai inspecionar o Projeto de Irrigação da Várzea de Sousa, área de assentamento coordenada pelo Governo do Estado, onde quase 180 famílias de pequenos produtores rurais dedicam-se à ovinocultura e à produção de grãos e frutas.

A providência, com data a ser definida, foi anunciada pelo presidente da TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (19). O propósito é averiguar, em processo decorrente de Inspeção Especial do TCE, indícios de irregularidades que vão desde o mau uso até o furto (gato) da água destinada ao perímetro irrigado de mais de quatro mil hectares.

Ele entende que dois grandes lotes da Várzea de Sousa também operam, indevidamente, na produção de sorgo e milho destinado à ração-animal adquirida pelo Governo Estadual, comprometendo, desse modo, a concepção original do projeto.

O presidente do TCE esteve em visita ao local, há poucos dias, quando integrava um grupo de técnicos e dirigentes de órgãos públicos convidados pela Assembleia Legislativa do Estado para verificar os problemas que atrasam o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco. A seu ver, elas não estarão concluídas antes de mais quatro ou cinco anos.

As denúncias dão conta que propietários de terras particulares as margens do canal como agropecuaristas, empresários e até um político influente retiram água sem permissão do Estado.

Levi Dantas em Sousa com Ascom TCE-PB, para o DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: