header top bar

section content

Prefeitura destrói praça e ignora Patrimônio Histórico da cidade de Cajazeiras. Vídeo!

Confira no vídeo: Comerciantes, taxistas e autoridades cajazeirenses falando sobre a polêmica da reforma da Praça.

Por

10/10/2011 às 22h55

A reforma realizada pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na Praça Coração de Jesus, localizada no Centro da cidade virou motivo de polêmica na comunidade. De acordo com os comerciantes do local, a construção de edifícios na Praça vai esconder seus estabelecimentos. Além disso, eles temem que sejam vendidos produtos inadequados nos quiosques que estão sendo levantados, como bebidas alcoólicas.

Para se manifestar contra as obras da prefeitura, os comerciantes do local se organizaram com protestos em forma de panfletos que mostram a Praça como Patrimônio Histórico do município de Cajazeiras, onde deveria acontecer somente uma simples revitalização e não a construção de quiosques e barracos.

A polêmica gerada chegou a atingir os taxistas do local. Alguns são a favor dos quiosques e dizem que isso aumenta o movimento, outros reclamam que os barracos poderão vender bebidas e causar desconforto a população.

O fato da Praça Coração de Jesus estar localizada no centro do Cinturão Histórico do município de Cajazeiras vem levantando discussões entre várias autoridades da cidade. Para o ex-secretário de Planejamento do município de Cajazeiras, Adalberto Nogueira, a reforma da Praça deveria ter sido pensada com bastante critério para não agredir o Patrimônio Histórico.

Na opinião do historiador Chagas Amaro, faltou comunicação por parte da Prefeitura de Cajazeiras, que devia ter comunicado a reforma da Praça Coração de Jesus para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). “Se a Praça está localizada no Centro Histórico delimitado pelo IPHEP, não custava nada a prefeitura ter ouvido alguém do instituto”, disse ele.

O caso da revitalização da Praça Coração de Jesus já chegou até o Ministério Público em forma de denuncia. De acordo com o curador do Meio Ambiente de Cajazeiras, Túlio César, as providências cabíveis serão tomadas.

O outro lado
Procurado pela reportagem do Diário do Sertão, o atual secretário de Planejamento do município, Gonzaga Delfino disse que por determinação da Prefeitura de Cajazeiras, não fala mais sobre o assunto.

Veja Vídeo:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: