header top bar

José Antonio

section content

Antonio Augusto celebra 90 anos

24/11/2017 às 08h57 • atualizado em 24/11/2017 às 09h00

Antonio Augusto celebra 90 anos

No Sítio Ilha Velha, antes município de Cajazeiras, hoje encravado em Bom Jesus, nascia em 15 de novembro de 1927, o médico Antonio Augusto Filho, conhecido por Antonio Araruna. Filho do conhecido agro-pecuarista Antonio Augusto Rolim Araruna, descendente dos fundadores de Cajazeiras e de dona Maria Augusta Araruna.

Da união de Seu Augusto e Dona Maria nasceram nove filhos: Arsênio, agro-pecuarista e militou na política partidária, sendo eleito por diversas vezes vereador, com assento na Câmara Municipal de Cajazeiras; Jackson Araruna, formado em medicina e reside na cidade de João Pessoa e João Bosco, também médico do exército e reside na cidade do Recife. In Memorian: José Derville, que foi advogado de oficio e militou por muitos anos no fórum de Cajazeiras e fez militância política pela ARENA; Clodoaldo Araruna era médico e residia em Aracaju; Valdenio, Engenheiro Civil com diversos serviços realizados em Cajazeiras, dentre eles a primeira grande reforma do velho e tradicional Hospital Regional de nossa cidade; Florisvaldo, comerciante e residia em João Pessoa. Dr. Antonio tinha uma única irmã: Estela, que era a estrela da família, morreu solteira e dedicou toda a sua vida no cuidado aos seus pais.

Antonio Augusto estudou no velho e tradicional Colégio Salesiano Padre Rolim e formou-se em medicina no dia 08 de dezembro de 1960, pela Universidade Federal da Paraíba. Antes de trabalhar como médico em Cajazeiras, primeiro atuou na cidade de Brejo do Cruz, onde fez uma grande e duradoura amizade com o ex-governador João Agripino Filho, fato que motivou a sua nomeação para dirigir o Hospital Regional, sem apadrinhamento político, entre o período de 1965 a 1971, se constituindo este como os tempos áureos do velho nosocômio. Entre João, o governador e Antonio, o médico e administrador havia uma admiração mútua.

Antonio Augusto foi professor de Biologia do Colégio Estadual de Cajazeiras, onde deu uma enorme contribuição à educação, quando a escassez de professores nesta área era muito grande e foi chefe do Dispensário de Tuberculose entre os anos de 1964 e 2000.

Por diversas vezes teve seu nome lembrado para voltar à direção do Hospital Regional de Cajazeiras, aonde até recentemente foi plantonista da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo de Sá e atendia ainda no PSF Dom Bosco, situado no Bairro das Capoeiras e é servidor federal aposentado, como médico, do antigo INAMPS/SANDU, tendo prestado relevantes serviços, como clinico geral, à população de Cajazeiras e da região.

Dr. Antonio é casado com Azuíla Pires Araruna e é pai de duas filhas: Noraide Pires Araruna, formada em odontologia, mãe de Ana Clara, o grande xodó do avô, em cuja residência, na Rua Barão do Rio Branco, existe mais de uma dezena de fotografias espalhadas por cima dos móveis e nas paredes e Ana Claudia, também formada em odontologia e mãe de dois filhos.

Dr. Antonio Augusto teve vários convites para ir embora de Cajazeiras, mas se existe um cajazeirense que tem amor a esta terra, Dr. Antonio é um deles. Sincero nas palavras, forte nas ações, destemido no trabalho. Este ano completa 67 anos de formatura, a totalidade deles no atendimento ao povo de sua terra.

Das fazendas de seus pais foram retirados os recursos para formar quatro médicos, um advogado, um engenheiro civil.
Meu pai, Arcanjo, tinha uma enorme admiração e nutria uma grande amizade com o Dr. Antonio, a quem sempre recorria no atendimento de seus parentes quando internados no HRC e sempre o visitava em seu estabelecimento comercial para uma boa conversa que envolvia política e agricultura.

Ao Dr. Antonio um fraternal abraço pela passagem de seu aniversário natalício e desejar-lhe muita saúde e que o povo de Cajazeiras ainda o possa ter por muitos anos de vida e que continue sendo esta referencia de honradez, símbolo de trabalho e honestidade. Parabéns.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: