header top bar

section content

VÍDEO: Senador sergipano critica fake news de Bolsonaristas sobre Lula em relação ao Rio Grande do Sul

O parlamentar falou dos esforços do presidente em relação ao estado gaúcho e fez uma comparação com o ex-presidente Bolsonaro que na época da pandemia chegou a dizer que não era coveiro

Por Luiz Adriano

10/05/2024 às 19h16 • atualizado em 10/05/2024 às 19h17

O senador Rogério Carvalho do PT de Sergipe conversou com a reportagem da Rede Diário do Sertão que encontra-se no Distrito Federal na Semana Brasília em Destaque, e comentou sobre fake news a respeito do show de Madonna e também com relação a críticas feitas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ressaltou a importância de ser votada a lei que trata sobre notícias falsas.

“A gente precisa votar a lei que criminaliza as notícias falsas ou a mentira transformada em notícia. É preciso responsabilizar as plataformas, as big techs, pela veiculação desse conteúdo. Um jornal era uma plataforma física e ele era responsabilizado se publicasse algo que não fosse verdade e que causasse o impacto negativo na imagem de alguém ou que causasse um impacto negativo na vida das pessoas, por que, que uma plataforma digital ela não pode ser responsabilizada, só porque é digital? A gente mudou o formato, mas não mudou a natureza do que se veicula, do que se produz, por isso que a palavra do momento no jornalismo é a integridade. É preciso que a gente busque a integridade das notícias, do que tá sendo veiculado como notícia e depende muito de veículos estruturados para poder cumprir essa tarefa”, destacou o senador.

O parlamentar falou dos esforços do presidente Lula em relação ao Rio Grande do Sul e fez uma comparação com o ex-presidente Bolsonaro que na época da pandemia chegou a dizer que não era coveiro. Rogério Carvalho destacou que em momento algum o presidente petista falou que não seria um bombeiro, por exemplo.

“Porque é a forma que a extrema direita construindo narrativas a partir de fatos que não são verdadeiros. Uma mentira repetida várias vezes se transforma em verdade e portanto, como o presidente Lula foi ao Rio Grande do Sul, o presidente Lula não disse que não era bombeiro, ele tava lá, o outro disse que não era era coveiro, lembra? Que o presidente Bolsonaro falou que não era coveiro? O presidente Lula foi lá, foi resolver, esteve perto para poder encontrar uma solução para o problema que é difícil, então o que é que eles podiam fazer? Inventar uma mentira e inventar uma fake, uma notícia mentirosa para desabonar a atitude correta, coerente e que é obrigação do Presidente da República fazer, que o outro não fazia e que esse faz com muita desenvoltura”, enfatizou.

Senador Rogério Carvalho, de Sergipe – Foto: TV Diário do Sertão

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: