header top bar

Abraão Vitoriano

section content

Nossos jovens precisam de cuidado

02/02/2017 às 10h56

Casos e mais casos de suicídio assolam nossos corações. Num percentual maior com os jovens, os quais desfrutam de todas as possibilidades para viver, mas “escolhem” a morte como caminho.

Assistimos aos depoimentos inconsoláveis dos familiares, amigos e nos indagamos: por quê? Embora nenhum motivo explique um ato de tal dimensão, exasperados buscamos “respostas”, quando seria ainda mais necessário repensar a condição atual da juventude. Os nossos adolescentes estão enfermos, de mente e alma, e ninguém reparou? Quais são os sinais desse padecimento? Como ajudá-los?

Antes de tudo, precisamos manter o diálogo, escutar suas angústias, encorajá-los a enfrentar os problemas com consciência e obstinação. Não custa, puxar uma cadeira, olhar nos olhos, ofertar uma palavra-abraço, anunciar em pleno silêncio que eles não estão sozinho.

Criticá-los abruptamente, seja pela orientação sexual, seja pelas amizades, seja pelas fotos de nudez que vazaram no whatsapp, em nada adiantará, a não ser para motivá-los ao negativismo e atitudes radicais. Nossa juventude necessita de cuidado, de autoestima, de responsabilidade, de aprender a conviver com o “não”, de saber esperar, uma espera que não seja vã.

Apenas deste modo, os jovens conseguirão compreender o real sentido da existência, cujo “rompimento” desdobra-se em consequências irremediáveis, não simplesmente para si, mas para um universo maior chamado “humanidade”.

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Contato: abraaovitoriano@hotmail.com

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!

Abraão Vitoriano

Abraão Vitoriano

Contato: abraaovitoriano@hotmail.com