header top bar

section content

Banco de Leite Anita Cabral oferece consultoria em aleitamento materno

O objetivo é promover e apoiar a amamentação, proporcionando ajuda para as mães em todo o processo do aleitamento.

Por Priscila Belmont

14/03/2017 às 10h53

Banco de leite Anita Cabral (Foto: Kleide Teixeira)

A amamentação é um processo natural, mas também um momento de muitas dúvidas para as mães, especialmente as de primeira viagem. Orientação e apoio são fundamentais para o sucesso do aleitamento, por este motivo, a importância de ser acompanhada por um profissional qualificado, para que não seja interrompido precocemente.

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, que compõe a rede estadual de saúde, com o objetivo de oferecer assistência à mulher que deseja amamentar, oferece o serviço de consultoria em amamentação para todas as mães que tenham dúvidas sobre o assunto e que necessitem de um direcionamento.

O acompanhamento é realizado desde o pré-natal e durante todo o processo de amamentação, incluindo orientações para a transição de alimentação complementar saudável, sendo a criança acompanhada por pediatra e nutricionista.

A diretora geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaise Ribeiro ressaltou que “o objetivo é promover e apoiar a amamentação, proporcionando ajuda para as mães em todo o processo do aleitamento”, esclareceu.

Thaise informou que geralmente as mães procuram o serviço quando apresentam fissuras no mamilo, mamas cheias e principalmente por achar que seu leite não é suficiente para o bebê.

No caso das gestantes, recebem orientações específicas para cada trimestre gestacional, de como obter sucesso na amamentação e os cuidados com as mamas, no período gestacional. Já as mamães são orientadas sobre todo o manejo do aleitamento materno.

A assistência pode ser obtida no Banco de Leite Anita Cabral ou em qualquer unidade da rede de bancos e postos de coleta de leite humano estadual, das 8h às 16h. Para ter acesso ao acompanhamento, a grávida deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e da gestante. No caso das mães, devem apresentar o cartão do SUS e a caderneta da criança.

A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaise Ribeiro destacou ainda que “a mulher que apresentar alguma intercorrência grave no processo do aleitamento, a exemplo, mamas cheias, ingurgitamento ou leite empedrado, fissura ou o bebê sem pegar o peito, pode obter ajuda também no Posto de Coleta da Maternidade Frei Damião, em qualquer hora do dia ou da noite”, concluiu.

Banco de Leite Anita Cabral

A unidade funciona anexa a Maternidade Frei Damião, localizada na Avenida Centenário, em Cruz das Armas. Com equipe composta por pediatras, enfermeiras, nutricionistas, assistentes social, biólogos, técnicos de enfermagem e laboratório. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone: (083) 3215-6047.

Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan