header top bar

section content

Banco de Leite Anita Cabral oferece consultoria em aleitamento materno

O objetivo é promover e apoiar a amamentação, proporcionando ajuda para as mães em todo o processo do aleitamento.

Por Priscila Belmont

14/03/2017 às 10h53

Banco de leite Anita Cabral (Foto: Kleide Teixeira)

A amamentação é um processo natural, mas também um momento de muitas dúvidas para as mães, especialmente as de primeira viagem. Orientação e apoio são fundamentais para o sucesso do aleitamento, por este motivo, a importância de ser acompanhada por um profissional qualificado, para que não seja interrompido precocemente.

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, que compõe a rede estadual de saúde, com o objetivo de oferecer assistência à mulher que deseja amamentar, oferece o serviço de consultoria em amamentação para todas as mães que tenham dúvidas sobre o assunto e que necessitem de um direcionamento.

O acompanhamento é realizado desde o pré-natal e durante todo o processo de amamentação, incluindo orientações para a transição de alimentação complementar saudável, sendo a criança acompanhada por pediatra e nutricionista.

A diretora geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaise Ribeiro ressaltou que “o objetivo é promover e apoiar a amamentação, proporcionando ajuda para as mães em todo o processo do aleitamento”, esclareceu.

Thaise informou que geralmente as mães procuram o serviço quando apresentam fissuras no mamilo, mamas cheias e principalmente por achar que seu leite não é suficiente para o bebê.

No caso das gestantes, recebem orientações específicas para cada trimestre gestacional, de como obter sucesso na amamentação e os cuidados com as mamas, no período gestacional. Já as mamães são orientadas sobre todo o manejo do aleitamento materno.

A assistência pode ser obtida no Banco de Leite Anita Cabral ou em qualquer unidade da rede de bancos e postos de coleta de leite humano estadual, das 8h às 16h. Para ter acesso ao acompanhamento, a grávida deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e da gestante. No caso das mães, devem apresentar o cartão do SUS e a caderneta da criança.

A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaise Ribeiro destacou ainda que “a mulher que apresentar alguma intercorrência grave no processo do aleitamento, a exemplo, mamas cheias, ingurgitamento ou leite empedrado, fissura ou o bebê sem pegar o peito, pode obter ajuda também no Posto de Coleta da Maternidade Frei Damião, em qualquer hora do dia ou da noite”, concluiu.

Banco de Leite Anita Cabral

A unidade funciona anexa a Maternidade Frei Damião, localizada na Avenida Centenário, em Cruz das Armas. Com equipe composta por pediatras, enfermeiras, nutricionistas, assistentes social, biólogos, técnicos de enfermagem e laboratório. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone: (083) 3215-6047.

Secom

Recomendado pelo Google: