Cícero na liderança

Por José Ronildo – A diferença que já foi de mais de 20 pontos percentuais do prefeito Cícero Lucena para o vice-governador Lucas Ribeiro, na corrida pelo Governo Estadual, caiu agora para apenas 8,7%. Isso é o que revela pesquisa divulgada no início da semana pelo Instituto DataRanking, sendo a primeira amostragem oficialmente registrada no TRE, conforme estabelece a lei a partir de 1 de janeiro de 2026.
O levantamento está sob o número PB-02574/2026.
A pesquisa ouviu 1.065 eleitores, entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2026, em 72 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A amostra foi estratificada por sexo, idade, nível de instrução e renda, com base em dados do Censo IBGE 2010/2022 e da PNAD Contínua 2023 e trimestral 2024.
De acordo com os dados da pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), aparece na liderança com 31,20% das intenções de voto. Em segundo lugar está o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), com 22,50%, seguido pelo senador Efraim Filho (União Brasil), que soma 15,30%.
LEIA TAMBÉM:
Ainda segundo o levantamento, 23,60% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder, enquanto 7,40% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.
Cenários de segundo turno
O Instituto Data Ranking também simulou cenários de segundo turno entre os pré-candidatos.
No confronto entre Cícero Lucena e Efraim Filho, o prefeito da capital amplia a vantagem e aparece com 41,80%, contra 20,90% do senador. Nesse cenário, 26,70% não souberam ou não responderam, e 10,60% disseram que não votariam em nenhum dos dois.
Já no embate entre Cícero Lucena e Lucas Ribeiro, Cícero registra 39,10%, enquanto Lucas aparece com 29,40%. Outros 21,10% não souberam ou não responderam, e 10,40% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos.
No cenário entre Lucas Ribeiro e Efraim Filho, o vice-governador lidera com 32,40%, contra 27,10% do senador. Os indecisos somam 25,20%, enquanto 15,30% não escolheriam nenhum dos dois nomes.
Secreto
No governo Bolsonaro tinha um tal de orçamento secreto, quando a falta de transparência era total, e mais recentemente surgiram as emendas via Pix, desburocratizando a transferência do dinheiro que é utilizado pelos deputdos e senadores como moeda de troca.
Esses recursos são transferidos sem uma destinação definida. Os órgãos de controle não têm como fazer o caminho do dinheiro. Coube ao ministro Flávio Dino tentar botar ordem na casa, e até suspender os repasses. Após essas emendas, aumentaram as operações da Polícia Federal, por conta das denúncias de desvios desses recursos.
Na Bahia teve um prefeito que pagou com emenda Pix, contas de água, luz, internet e até show com Safadão. Uma verdadeira farra com o dinheiro público.
Abandono
O abandono do nosso aeroporto pelo atual governo é visível. Após sua conclusão, nada foi feito objetivando melhorar sua infraestrutura, como acesso, iluminação, estacionamento. Até o PAPI nunca funcionou impossibilitando o pouso de jatinhos.
O Aeroporto de Cajazeiras foi uma luta da sociedade civil organizada e contou com a ação de vários políticos, a começar por Zé Maranhão que o deixou quase pronto e Ricardo Coutinho, que terminou.
Para sua concretização, principalmente o balizamento noturno e a homologação junto à ANAC, também tivemos a participação decisiva de lideranças como os senadores Deca, Raimundo Lira e Vitalzinho.
Evidente que não podemos deixar de reconhecer a ação do governador João Azevêdo para viabilizar um voo comercial nacional com escala em Recife, pela Azul tem sido muito importante, e agora, também indo até João Pessoa, apesar dessa rota estar sendo inviável por conta do preço exorbitante da passagem.
O voo Recife Cajazeiras é em um avião pequeno, com capacidade para nove passageiros. O desejo da sociedade civil organizada, especialmente das lideranças empresariais seria um voo diretor de Cajazeiras a João Pessoa. Já voos nacionais diretos, como ocorre há bastante tempo em Juazeiro do Norte parece um sonho muito distante.
Curtas
A Petrobras anunciou mais uma redução no preço da gasolina em 5,2% para as distribuidoras. Parece milagre.
Ministra Simone Tebet assina portaria que libera quase 1 bilhão para recompor orçamento de universidades federais.
Com investimento de R$ 665.880,73, a Prefeitura de Cajazeiras segue executando mais uma grande reforma e ampliação da Policlínica Orcino Guedes.
Exploração de ouro impulsiona exportações e movimenta US$ 91 bilhões no Rio Grande do Norte.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário