header top bar

section content

Cagepa reduz a captação em açude, e diretor garante água em Cajazeiras até 2017 – VÍDEO

A redução da captação prolonga o racionamento e faz com que o rodízio aumente, por isso falta água em algumas casas em determinados dias

Por Jocivan Pinheiro

14/07/2016 às 15h49 • atualizado em 14/07/2016 às 16h00

Atendendo às determinações da ANA (Agência Nacional de Águas), a Cagepa de Cajazeiras reduziu mais uma vez a captação no Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e consequentemente prolongou o racionamento na cidade. A captação que era de 153 litros por segundo passou a ser de apenas 120 l/s.

Nenem da Cagepa

Nenem da Cagepa

De acordo com Cleudismar Alexandre (Nenem da Cagepa), gerente da 9ª Região da Cagepa (responsável por Cajazeiras e municípios circunvizinhos), a determinação tem como motivação principal o atual nível do manancial, que é de apenas 7% da sua capacidade.

A redução da captação prolonga o racionamento e faz com que o rodízio aumente, por isso falta água em algumas casas em determinados dias, sobretudo as que ficam em bairros periféricos.

VEJA TAMBÉM:

» Governo Federal anuncia aumento de repasse às empresas para concluir transposição

» Açude de Cajazeiras fornecerá água para quase 400 cisternas em três municípios

Contudo, Nenem afirma que apesar do racionamento e dos rodízios, o abastecimento de Cajazeiras está garantido até a próxima quadra chuvosa (entre março e junho do ano que vem) ou até a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco.

“Com o monitoramento e o balanço hídrico que nós temos em mãos, essa água é suficiente para que a gente chegue até o período da próxima quadra chuvosa  ou à chegada das águas da transposição do Rio São Francisco”, disse o gerente.

Ele também acredita que até lá outra importante obra hídrica terá sido concluída, a adutora que capta água do Açude Lagoa do Arroz para Cajazeiras. Segundo Nenem, a nova estação de tratamento da cidade já está pronta, bem como as estruturas no próprio açude, faltando apenas terminar 1,2 km do percurso em tubulações.

DIÁRIO DO SERTÃO

EMPODERAMENTO

VÍDEO: Associação dos Ciclistas de Cajazeiras promove neste final de semana pedal dedicado às mulheres

OUTRO LADO

Secretário de saúde diz que verbas federais serão mantidas e que o SAMU de Cajazeiras não vai fechar

PRECONCEITO

EM CAJAZEIRAS: Gari revela que as pessoas negam água e restaurantes proíbem entrada para comprar marmita

ABANDONADO

VÍDEO: Após saber da morte da mãe, homem passa fome nas ruas de Cajazeiras e faz apelo emocionante para voltar pra casa