header top bar

section content

Cagepa reduz a captação em açude, e diretor garante água em Cajazeiras até 2017 – VÍDEO

A redução da captação prolonga o racionamento e faz com que o rodízio aumente, por isso falta água em algumas casas em determinados dias

Por Jocivan Pinheiro

14/07/2016 às 15h49 • atualizado em 14/07/2016 às 16h00

Atendendo às determinações da ANA (Agência Nacional de Águas), a Cagepa de Cajazeiras reduziu mais uma vez a captação no Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e consequentemente prolongou o racionamento na cidade. A captação que era de 153 litros por segundo passou a ser de apenas 120 l/s.

Nenem da Cagepa

Nenem da Cagepa

De acordo com Cleudismar Alexandre (Nenem da Cagepa), gerente da 9ª Região da Cagepa (responsável por Cajazeiras e municípios circunvizinhos), a determinação tem como motivação principal o atual nível do manancial, que é de apenas 7% da sua capacidade.

A redução da captação prolonga o racionamento e faz com que o rodízio aumente, por isso falta água em algumas casas em determinados dias, sobretudo as que ficam em bairros periféricos.

VEJA TAMBÉM:

» Governo Federal anuncia aumento de repasse às empresas para concluir transposição

» Açude de Cajazeiras fornecerá água para quase 400 cisternas em três municípios

Contudo, Nenem afirma que apesar do racionamento e dos rodízios, o abastecimento de Cajazeiras está garantido até a próxima quadra chuvosa (entre março e junho do ano que vem) ou até a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco.

“Com o monitoramento e o balanço hídrico que nós temos em mãos, essa água é suficiente para que a gente chegue até o período da próxima quadra chuvosa  ou à chegada das águas da transposição do Rio São Francisco”, disse o gerente.

Ele também acredita que até lá outra importante obra hídrica terá sido concluída, a adutora que capta água do Açude Lagoa do Arroz para Cajazeiras. Segundo Nenem, a nova estação de tratamento da cidade já está pronta, bem como as estruturas no próprio açude, faltando apenas terminar 1,2 km do percurso em tubulações.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: