header top bar

Josival Pereira

section content

Louve-se o curso de medicina de Cajazeiras e o que ele representa

27/01/2026 às 16h18

UFCG campus Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

Por Josival Pereira – O acontecimento não é para passar sem comemoração. Merece bolo, vela e foguetório, sem explosão, mas com todo barulho que o júbilo pode permitir.

O motivo da alegria, euforia ou regozijo é a nota 4 obtida pelo curso de medicina do campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), instituído em abril de 2025, a partir de uma iniciativa do Ministério da Educação para aferir competências dos estudantes, avaliar a qualidade da formação médica no país e subsidiar políticas públicas.

O mapa de avaliação revelou que,

dos 351 cursos avaliados, 107 (30%) tiveram desempenho insatisfatório (notas 1 e 2), 80 (22,7%) ficaram com nota 3, 114 (32,4%) atingiram o conceito 4 e 49 13,9%) alcançaram o conceito 5.

O curso de medicina do campus da UFCG de Cajazeiras não atingiu a nota máxima, mas há distinções dignas de orgulho. Com apenas 20 anos, já obteve nota igual a dos cursos do campus da UFCG de Campina Grande, instalado em antigo campus de UFPB na cidade em 1979 (47 anos), mas originário da Faculdade de Medicina de Campina Grande, que existia desde 1968 (58 anos), e do curso da UFPB em João Pessoa, o pai de todos, instalado na instituição federal em 1952 (74 anos), encampando o curso da Faculdade de Medicina e Odontologia da Paraíba criado em 1950 (76 anos).

Talvez Cajazeiras ainda não tenha se dado conta da importância desse feito. Esse conceito de seu curso de medicina vai projetar a cidade imensamente não apenas no ambiente universitário, mas em todos os campos da atividade humana. É novamente a educação impulsionando a luz da cidade para o mundo.

Há que se louvar os que fazem o curso de medicina de Cajazeiras. Parece haver amor na causa e muita capacidade de superação. Basta imaginar que o curso, em seu início, se consolidou a duras penas, invariavelmente solapado na distribuição de recursos. Poderia até já contar com um grande hospital universitário, embora o que dispõe não cause vergonha, mas acabou perdendo importantes verbas orçamentárias.

Além do magnifico efeito que o aprovado conceito do curso de medicina espalha para o mundo afora, essa nota de avaliação precisa espargir luz para dentro. A cidade precisa se reconhecer não apenas como dona do curso de medicina com o melhor conceito obtido no Estado, juntamente com outros cursos federais, mas como mãe. Afinal, o curso nasceu do ventre de sua organização social,

da vontade e da luta de seu povo, através de suas lideranças, de baixo para cima e não a partir de decisão ditada pela tecnocracia.

Já não estava residindo em Cajazeiras nos anos mais próximos que antecederam a luta e a conquista do curso de medicina, mas acompanhava as articulações do professor José Antônio de Albuquerque, a luta em campo aberta do ex-deputado Jeová Campos e da coragem decisiva do professor Thompson Mariz, então reitor da UFCG, entre muitas outras lideranças, além das manifestações do corpo universitário local e de diversos segmentos sociais.

Oxalá esse momento de conquista tenha o condão de lembrar que a cidade unida tem força de conquista e que não precisa andar a reboque de ninguém. Cajazeiras está precisando reeditar outras lutas como a que resultou na conquista do curso de medicina. Que tal começar a organizar um campus da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) dedicado ao ensino tecnológico e de inovação?

Bom não esquecer: a luz de Cajazeiras é a educação.

Santa Maria

A Faculdade Santa Maria também está de parabéns pela nota 3 obtida, o lhe confere aprovação, e a colocando na frente de propaladas instituições privadas do Estado, que acabaram aparecendo com nota 2.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Josival Pereira

Josival Pereira

Jornalista com passagem em várias emissoras de rádio, TV e jornal da Paraíba.

Contato: [email protected]

Josival Pereira

Josival Pereira

Jornalista com passagem em várias emissoras de rádio, TV e jornal da Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: