header top bar

José Antonio

section content

Depois do carnaval…

27/01/2026 às 17h09

Coluna de José Antonio - Carnaval - imagem ilustrativa - © Tomaz Silva/Agência Brasil

Por José Antonio – Costuma-se dizer que no Brasil as coisas só começam a funcionar depois do período carnavalesco e neste no de 2026, temos ainda a Semana Santa, as festas juninas e junto com elas outra grande festa: a Copa do Mundo. Trabalhar mesmo só no segundo semestre, mas só que nos seis meses que restam do ano, três serão ocupados com as eleições, festa da democracia e de festa em festa vamos intercalando um pouco de trabalho.

A semana santa deixou de ser um momento para reflexão e oração para se transformar numa festa dedicada ao lazer e diversão e a bebedeiras e grandiosos banquetes.

Depois do carnaval os políticos começam a se articular com mais voracidade em cima de seus planos e projetos eleitorais. As conversas se amiúdam e cada um deles vai procurando uma maneira, na maioria das vezes, sem escrúpulo nenhum, de ampliar os seus espaços e seus eleitores. O voto passa a ser a “mercadoria” mais valorizada do mercado.

Depois do carnaval as indefinições continuam perdurando em torno das alianças que serão feitas para as eleições de governador do nosso estado. E são tantos os boatos e as futricas, as mentiras e as meias verdades que as pessoas ficam sem acreditar nas noticias que circulam pelos meios de comunicação.

Depois do carnaval, aí sim o bicho pega: são as contas que foram feitas antes e durante a folia. Cheques para cobrir, cartão de crédito no limite, os vales feitos nos bares, as contas das lojas de roupas e de sapatos. Esta é a verdadeira ressaca e a que dar a maior dor de cabeça no folião.

Em 2026, temos novamente três candidatos a deputado estadual pela cidade e a esperança é a de que todos eles se elejam para continuarem defendendo as causas e as lutas do povo.

José Aldemir, ex-prefeito de Cajazeiras, entra no lugar da deputada estadual Dra. Paula, que está fazendo um admirável trabalho, focado principalmente para a área da saúde; deputado Chico Mendes que concorre para se reeleger e poderá ser um dos candidatos mais votados  da  Paraíba e tem carreado um volume de recursos nunca visto para  os municípios de São José de Piranhas , destacando-se, com seu poder de negociação, o asfalto que interliga a PB 400,  à Serra do Vital e ainda o Distrito de Engenheiro Avidos à Carrapateira, são obras inimagináveis na mente dos seus próprios habitantes. O deputado Júnior Araújo tem andado por diversas regiões do Alto Sertão, com o objetivo de ampliar suas bases e no rojão que vai, tem quase como certa a sua reeleição.

Em Cajazeiras, se repete o mesmo “fenômeno” da eleição passada no que diz respeito ao candidato a governador, quando oposição e situação se uniram para votar em João Azevedo, agora, novamente vão lutar para que o indicado pelo governador João Azevedo, Lucas Ribeiro, seja eleito. Do ponto de vista político partidário estão todos juntos e misturados. E espera-se que esta mistura tenha o sabor de vitória e que a cidade de Cajazeiras possa continuar a sua trajetória de crescimento e desenvolvimento, com a ajuda de todos.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário e Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário e Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: