header top bar

section content

VÍDEO: Heron Cid sobre o caso João Lima: “Homens precisam de uma nova consciência contra machismo enraizado”

O jornalista analisa que, mesmo com leis mais duras e "ampla censura social" à violência doméstica, os homens continuam agredindo as mulheres por causa de uma "estrutura machista enraizada"

Por Luis Fernando Mifô

27/01/2026 às 18h51 • atualizado em 27/01/2026 às 18h56

No comentário desta terça-feira (27), o jornalista Heron Cid, da Rede Mais, falou sobre a prisão preventiva do cantor paraibano João Lima, acusado de agredir sua ex-esposa, a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante. As agressões vieram à tona após vídeos divulgados no último sábado (24).

Para Heron Cid, a quantidade alarmante de casos de violência doméstica e feminicídios no Brasil revela que, possivelmente, os homens estão agredindo mais e as mulheres estão silenciando menos.

Heron analisa que, mesmo com leis mais duras e “ampla censura social” à violência doméstica, os homens continuam agredindo as mulheres por causa de uma “estrutura machista enraizada”.

“É um jovem de outro tempo, de uma geração recente, mas, mesmo assim, o comportamento criminoso reproduz um modelo antigo de machismo que, geralmente, nós associamos a uma geração do passado, formada noutro espaço, noutro tempo e com outros valores, mas a violência vai atravessando gerações”, salienta o jornalista.

Segundo Heron, a luta das mulheres contra o machismo demanda uma nova consciência comum aos homens. “Somos todos chamados a um pacto coletivo de intolerância total com todo e qualquer tipo de violência, a começar educando para evitar que o menino de hoje seja um adulto agressor amanhã. A dor das mulheres só terá fim quando não for só delas, quando causar indignação, revolta e vergonha a todos os homens”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: