header top bar

section content

Rachaduras em açude da região de Cajazeiras causa desperdício de água há vários anos e deixam moradores com medo de rompimento; vídeo!

Moradores da Vila de Pilões, em Triunfo, estão alegres com a volta das chuvas, mas preocupados com as rachaduras na parede do açude

Por Jocivan Pinheiro

04/04/2017 às 17h18 • atualizado em 04/04/2017 às 17h24

Os moradores da Vila de Pilões, na zona rural do munícipio de Triunfo, estão alegres com a volta das chuvas que aumentaram consideravelmente o volume do Açude de Pilões. Porém, estão preocupados com as rachaduras na parede do açude, que é um dos principais da região.

Em recente visita da TV Diário do Sertão àquela localidade, é notório o desperdício de água por estas fendas. O agricultor Antônio Severino de Lima não acredita que a barragem possa romper, mas cobra do Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS), que é responsável pelo manancial, a recuperação da parede para que o açude mantenha o nível de água nos meses que não chove. “Baixa muito a água. Não sustenta por muito tempo. Quando está nesse limite, fica sempre baixando”, explica o idoso.

VEJA MAIS: Açude de Triunfo escapa do colapso total com chuvas, e população comemora

Vazamento de água através de rachaduras no Açude de Pilões, em Triunfo-PB

O Açude de Pilões possui capacidade total de treze milhões de m³, mas atualmente o manancial está com pouco mais de três milhões e oitocentos mil m³, o que representa 29,5% da sua capacidade total.

No entanto, com a chegada das chuvas a tendência é que o volume d’água aumente muito, o que aumenta ainda mais a preocupação dos moradores. O pescador Luiz Braz sabe bem a importância do açude para as famílias da Vila de Pilões e revelou que há anos a comunidade aguarda a recuperação da parede do açude.

“Aumentou um pouco, mas disso não sai [referindo-se às rachaduras], porque é uma coisa muito bem feita. Mas desperdiça muito. Eles falam que vão ajeitar, mas nunca que aparecem para fazer o serviço. Quando sangra, é o ano todinho derramando água.”

Vazamento de água na parede do Açude de Pilões, em Triunfo-PB

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan