header top bar

section content

Açude de Triunfo escapa do colapso total com chuvas, e população comemora – VÍDEO!

Açude de Gamelas aumentou consideravelmente sua lâmina de água e atualmente está com cerca de 85.500 metros cúbicos

Por Jocivan Pinheiro

29/03/2017 às 16h00 • atualizado em 29/03/2017 às 16h20

O município de Triunfo, no Alto Sertão paraibano, com uma população estimada em 9.400 habitantes, estava a pouco tempo atrás vivenciando uma calamitosa situação hídrica, com a possibilidade de o Açude de Gamelas entrar em colapso total e o abastecimento de água ser completamento suspenso.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o Açude de Gamelas tem capacidade máxima para 472.926 mil metros cúbicos de água. Mas devido à longa estiagem, chegou a atingir seu volume morto, como mostra a foto abaixo.

REVEJA: Com pouca água, açude que abastece a cidade de Triunfo poderá entrar em colapso total

Açude de Gamelas quase seco antes das chuvas

No entanto, com as chuvas que caíram na região nos últimos dias, o manancial aumentou consideravelmente sua lâmina e atualmente está com cerca de 85.500 metros cúbicos, o que equivale a 18,1% da sua capacidade.

Ainda é muito pouco para garantir o abastecimento normal do município. Porém, o aumento do volume e a previsão de mais chuvas na região, mesmo que sejam irregulares, deixam a população esperançosa de que novos tempos virão. O cenário esverdeado ao redor do manancial é um bom sinal.

Após chuvas, açude já apresenta boa quantidade de água

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: