header top bar

section content

SERTÃO: Açudes da região de Cajazeiras e Sousa não acumulam grandes quantidades de água e situação hídrica é preocupante para várias cidades

Lagoa do Arroz abastece as cidades de Santa Helena, Bom Jesus, São João do Rio do Peixe e a zona norte da cidade de Cajazeiras.

Por Luzia de Sousa

03/07/2017 às 14h37 • atualizado em 03/07/2017 às 14h38

Açude de Boqueirão não acumulou grandes volumes este ano

O inverno chegou ao seu final na região de Cajazeiras e a situação dos açudes da região é muito preocupante, principalmente para o capivara em Uiraúna com capacidade para armazenar mais de 375 milhões de metros cúbicos de água, está com apenas R$ 136 milhões de metros cúbicos, segundo dados da AESA.

O açude está abastecendo de forma racionada seis cidades da região do Vale do Rio do Peixe e a cidade de Souza. O abastecimento da água da cidade de Bernardino Batista foi interrompido em função da atriz da construção da estrada de Triunfo, que também enfrentou o colapso no abastecimento em função do Açude de Gamelas ter secado ano passado, também está sendo implantado uma adutora da barragem da capivara para abastecer a cidade.

A situação de Cajazeiras só não é mais preocupante em função da implantação de uma adutora pelo governo do estado no Açude Lagoa do Arroz, que está abastecendo a zona norte. Antes toda a cidade era abastecido por Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), que também não tomou água no inverno deste ano e está com pouco mais de 129 milhões de metros cúbicos de água, o que representa apenas 5,7% de sua capacidade máxima, que é de 255 milhões de metros cúbicos de água.

O Açude de Lagoa do Arroz tem capacidade para armazenar mais de 80 milhões metros cúbicos de água e está com 10 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 12,69%.

Lagoa do Arroz abastece as cidades de Santa Helena, Bom Jesus, São João do Rio do Peixe e a zona norte da cidade de Cajazeiras.

A grande pergunta é, será que esses mananciais terão água suficiente para garantir o abastecimento das cidades até fevereiro do próximo ano quando começa a quadra invernosa? A solução para os Açudes de Cajazeiras e Sousa, que é abastecido com água de Boqueirão em São Gonçalo seria a chegada das águas da transposição que também só devem chegar no próximo ano.

Do Gazeta do Alto Piranhas

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan