header top bar

section content

SERTÃO: Açudes da região de Cajazeiras e Sousa não acumulam grandes quantidades de água e situação hídrica é preocupante para várias cidades

Lagoa do Arroz abastece as cidades de Santa Helena, Bom Jesus, São João do Rio do Peixe e a zona norte da cidade de Cajazeiras.

Por Diário do Sertão

03/07/2017 às 14h37 • atualizado em 03/07/2017 às 14h38

Açude de Boqueirão não acumulou muita água este ano

O inverno chegou ao seu final na região de Cajazeiras e a situação dos açudes da região é muito preocupante, principalmente para o capivara em Uiraúna com capacidade para armazenar mais de 375 milhões de metros cúbicos de água, está com apenas R$ 136 milhões de metros cúbicos, segundo dados da AESA.

O açude está abastecendo de forma racionada seis cidades da região do Vale do Rio do Peixe e a cidade de Souza. O abastecimento da água da cidade de Bernardino Batista foi interrompido em função da atriz da construção da estrada de Triunfo, que também enfrentou o colapso no abastecimento em função do Açude de Gamelas ter secado ano passado, também está sendo implantado uma adutora da barragem da capivara para abastecer a cidade.

A situação de Cajazeiras só não é mais preocupante em função da implantação de uma adutora pelo governo do estado no Açude Lagoa do Arroz, que está abastecendo a zona norte. Antes toda a cidade era abastecido por Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), que também não tomou água no inverno deste ano e está com pouco mais de 129 milhões de metros cúbicos de água, o que representa apenas 5,7% de sua capacidade máxima, que é de 255 milhões de metros cúbicos de água.

O Açude de Lagoa do Arroz tem capacidade para armazenar mais de 80 milhões metros cúbicos de água e está com 10 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 12,69%.

Lagoa do Arroz abastece as cidades de Santa Helena, Bom Jesus, São João do Rio do Peixe e a zona norte da cidade de Cajazeiras.

A grande pergunta é, será que esses mananciais terão água suficiente para garantir o abastecimento das cidades até fevereiro do próximo ano quando começa a quadra invernosa? A solução para os Açudes de Cajazeiras e Sousa, que é abastecido com água de Boqueirão em São Gonçalo seria a chegada das águas da transposição que também só devem chegar no próximo ano.

Do Gazeta do Alto Piranhas

Recomendado pelo Google: