header top bar

section content

Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realiza “Dia D” da Campanha Antirrábica

A Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realizou no última sexta-feira 27 de novembro o “Dia D” da Campanha Anti-rábica.

Por

30/11/2015 às 14h42

Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realiza “Dia D” da Campanha Antirrábica

A Supervisão de Vigilância em Saúde de Sousa realizou no última sexta-feira 27 de novembro o “Dia D” da Campanha Anti-rábica. A vacinação foi gratuita e protege os animais contra a raiva, uma doença fatal causada pelo vírus Lyssavirus (Rhabdoviridae). A imunização de cães e gatos aconteceu em todos os PSF´S da cidade, Núcleo I, Núcleo II, Núcleo III e Praça de São Gonçalo.

De acordo com Jussara Queiroga responsável pelo Departamento de Vigilância de Saúde de Sousa, a vacinação é gratuita e deve continuar, é destinada apenas a cães e gatos a partir dos três meses de idade. “É uma doença transmissível e letal, atingindo o sistema neurológico. Hoje temos o controle da doença, mas ainda não há um tratamento. Então é fundamental que as pessoas que cuidam dos animais se preocupam com a imunização deles”, afirmou.

A Raiva
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.

A vacina é a única maneira de controlar a doença. Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan