header top bar

section content

Para prevenir epidemia, Sousa promove ‘Dia D’ de combate à dengue e a nova febre chikungunya

A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Por

02/02/2015 às 17h22

Mosquito da dengue. Foto Reprodução/ Google

Com o objetivo de conscientizar os moradores de Sousa sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue que também transmite a febre chikungunya, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realiza nesta sexta-feira (06) o 'Dia D' de combate à doença e contará com equipes do Departamento de Vigilância em Saúde que vão conversar com moradores e distribuir  material informativo sobre a doença.

Na sexta acontecerá Pit Stop´s nos principais pontos da cidade com panfletagem, adesivagem e orientações à população. Nos seguintes pontos: PSF Várzea da Cruz, Calçadão, Toda Hora Conveniência (Mozinho), Giratória CAPS Tozinho Gadelha, Passagem para o Hospital Terezinha ( entrada da Rua do Arame) e o semáforo Loja River – Bairro da Estação.

A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas são dor na cabeça e muscular e nas articulações, além de febre alta e manchas vermelhas pelo corpo, que podem durar de três a dez dias.

A letalidade é rara  e menos frequente que nos casos da dengue, segundo a Organização Pan- Americana de Saúde (Opas).  No Brasil a febre chikungunya  foi registrada pela primeira vez em setembro do ano passado. Já teriam sido  identificados mais de mil casos da doença no pais.

A orientação das autoridades de saúde é que possam dedicar dez minutos de seu tempo em casa para reforçar as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. Os moradores devem verificar se a caixa-d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos casos de plantas entre outras medidas.

Do Decom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan