header top bar

section content

Lira alerta para baixo nível do Açude de Boqueirão e lembra que 178 cidades estão em Estado de Emergência na Para

Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.

Por Luzia de Sousa

15/10/2016 às 13h29 • atualizado em 15/10/2016 às 13h40

Senador Raimundo Lira (Foto:Marcos Oliveira)

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a chamar atenção para o nível crítico do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema. Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.

Raimundo Lira destacou que o manancial, projetado há mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para acumular mais de 400 milhões de metros cúbicos de água, já atingiu o seu ‘volume morto’, deixando mais de 1 milhão de paraibanos apreensivos.

Ele lembrou que o açude está com pouco mais de 6% de sua total capacidade de armazenamento e a cada dia tem o nível de água reduzido, por conta do consumo e da evaporação. Este é o pior índice de sua história, o que levou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a ampliar o racionamento em Campina Grande e demais cidades abastecidas pelo manancial.

178 municípios em Estado de Emergência – Raimundo Lira salientou também a decretação de Estado de Emergência em 178 municípios paraibanos, devido à seca prolongada, situação que, segundo ele, também deve nos alertar para a importância da questão hídrica.

O senador refirmou o seu compromisso de ajudar o governador Ricardo Coutinho (PSB) a buscar soluções para minimizar os efeitos da seca. No discurso, Lira fez questão de citar todos os municípios que estão sofrendo os efeitos da estiagem prolongada e que tiveram o estado de emergência decretado pelo Governo do Estado.

Raimundo Lira finalizou seu discurso colocando, mais uma vez, o seu gabinete à disposição dos gestores paraibanos e garantiu que continuará sua atuação em busca de recursos federais para socorrer os municípios da Paraíba que sofrem os efeitos da forte estiagem

Assessoria de imprensa

EFEITO IMEDIATO

VÍDEO: Após protesto nas ruas, chefe da PM anuncia ações para combater o crime em São João do Rio do Peixe

AMIGO DE BRÁULIO BESSA

VÍDEO: Poeta que esteve no Encontro com Fátima Bernardes foi o convidado do Xeque-Mate da semana; VEJA!

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Pentecostal de Jerusalém

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e os preparativos para o Paraibano