header top bar

section content

veja mais Política

Lira alerta para baixo nível do Açude de Boqueirão e lembra que 178 cidades estão em Estado de Emergência na Para

Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.

Por Luzia de Sousa

15/10/2016 às 13h29 • atualizado em 15/10/2016 às 13h40

Senador Raimundo Lira (Foto:Marcos Oliveira)

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a chamar atenção para o nível crítico do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema. Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.

Raimundo Lira destacou que o manancial, projetado há mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para acumular mais de 400 milhões de metros cúbicos de água, já atingiu o seu ‘volume morto’, deixando mais de 1 milhão de paraibanos apreensivos.

Ele lembrou que o açude está com pouco mais de 6% de sua total capacidade de armazenamento e a cada dia tem o nível de água reduzido, por conta do consumo e da evaporação. Este é o pior índice de sua história, o que levou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a ampliar o racionamento em Campina Grande e demais cidades abastecidas pelo manancial.

178 municípios em Estado de Emergência – Raimundo Lira salientou também a decretação de Estado de Emergência em 178 municípios paraibanos, devido à seca prolongada, situação que, segundo ele, também deve nos alertar para a importância da questão hídrica.

O senador refirmou o seu compromisso de ajudar o governador Ricardo Coutinho (PSB) a buscar soluções para minimizar os efeitos da seca. No discurso, Lira fez questão de citar todos os municípios que estão sofrendo os efeitos da estiagem prolongada e que tiveram o estado de emergência decretado pelo Governo do Estado.

Raimundo Lira finalizou seu discurso colocando, mais uma vez, o seu gabinete à disposição dos gestores paraibanos e garantiu que continuará sua atuação em busca de recursos federais para socorrer os municípios da Paraíba que sofrem os efeitos da forte estiagem

Assessoria de imprensa

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe a atleta Rebeca Café e as integrantes do Cajá Volley de Cajazeiras

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 19.05.2017

MARIA CALADO NA TV

Banda cajazeirense estourada na Paraíba mostra autêntico forró no programa Maria Calado na TV e público aprova atração. VEJA VÍDEO!

INTERVIEW

Equipe de Mountain bike Team Race da cidade de Cajazeiras conta sua trajetória e incentiva a população a participar dessa modalidade. Confira!