header top bar

section content

FOTOS: Multidão sai às ruas em procissão de São Gonçalo do Amarante, na cidade de Umari

As festividades em honra a São Gonçalo do Amarante tiveram início no dia primeiro de janeiro.

Por Luzia de Sousa

11/01/2018 às 17h06

Procissão em Umari, Estado do Ceará (Foto: Gonçalo Amarante)

Nessa quarta-feira (10) foi realizada a tradicional procissão de São Gonçalo do Amarante, na cidade de Umari, Estado do Ceará. Uma multidão de fiéis saíram às ruas para prestar suas homenagens ao santo protetor dos cearenses.

As festividades em honra a São Gonçalo do Amarante tiveram início no dia primeiro de janeiro e se estenderam até a tarde de ontem, foram nove dias de novena, e nessa quarta foi celebrada uma missa. A tarde ocorreu o encerramento com a procissão, que lotou as ruas da cidade, uma vez que este evento religiosos atrai muitos fiéis de cidades de vizinhas, inclusive de outros estados.

Segundo um devoto, “a festa de São Gonçalo do Amarante é um momento de alegria e fé, pois São Gonçalo é um grande intercessor do povo de Deus”, ele ainda contou que sempre vem de outra cidade para pagar uma promessa.

História
A festa deste ano teve o seguinte tema: “Missionários Leigos: Sal, Luz e Fermento na Igreja e na sociedade”.Em Umari, São Gonçalo é padroeiro devido a uma antiga crença, onde seu fundador, o francês Josep Aleth Douillétte fizera uma promessa para encontrar um filho que havia saído para brincar e se perdera. No lugar em que encontrasse a criança viva ou morta seria construída uma capela em honra a seu santo de devoção, São Gonçalo do Amarante. O menino foi encontrado sem vida, e neste local foi construído uma capela, que atualmente é a igreja matriz da cidade.

.

CEARÁ1 com informações e fotos de Gonçalo Amarante

PSICOLOGIA NO AR

PERIGO: Médico neurologista faz importante alerta para quem usa remédios tarja preta para dormir

OPINIÃO CONTUNDENTE

EM DECADÊNCIA?: Ex-radialista compara as rádios de Cajazeiras a ‘relacionamento que perdeu o sabor’

QUER APROVAÇÃO?

ENEM 2018: Cursinho inova em Cajazeiras com grande equipe de professores e dinâmica moderna de ensino

PARA A ETERNIDADE

VÍDEO: Programação de 70 anos do Atlético começa com exposição histórica que promete encantar Cajazeiras