A aliança inesperada
Por José Ronildo – Cajazeiras ficou atônica. Muita gente ficou de boca aberta e sem acreditar no anúncio feito pela deputada estadual Dra. Paula no programa Rádio Vivo, dando conta de que estava sim, selada uma aliança política entre ela, José Aldemir e o grupo do deputado estadual Júnior Araújo, em Cajazeiras.
É bem verdade que nos últimos dias alguns analistas já especulavam sobre essa possibilidade, após um encontro entre Dra. Paula e Júnior Araújo em João Pessoa, mas faltava alguém confirmar.
O deputado estadual Júnior Araújo, após as especulações chegou a confirmar o encontro com a deputada, entretanto, o teor da conversa teria sido apenas para pedir para que ela intercedesse junto aos vereadores do seu grupo para votarem contra o parecer do TCE, que recomendava a rejeição das contas da ex-prefeita Denise Albuquerque. Mesmo assim, já seria estranho esse encontro.
Depois das declarações de Dra. Paula, não teve mais como Júnior negar e o próprio prefeito José Aldemir também confirmou que o recebeu. Por incrível que pareça, Dra. Paula que era responsada por prejudicar possíveis alianças políticas com o grupo de Chico Mende, justamente por não ter papas na língua e dizer o que pensava a respeito dos adversários foi ela quem intermediu o acordo. A rapidez do acordo, faltando tanto tempo para a eleição também chamou á atenção.
O fato é que as alianças de Chico com adversários de Aldemir na região, a exemplo de Luiz Claudino, em São João do Rio do Peixe, contribuíram para descartar uma união entre os dois grupos em Cajazeiras. Nos últimos meses, o vereador Alysson Américo, que é do grupo de Chico passou a fazer oposição ferrenha à administração de Zé Aldemir e o prefeito Bal criticou o governo de Zé em Cajazeiras em todas as emissoras de rádio da cidade.
Nos últimos dias a aliança mais provável em Cajazeiras era justamente entre os grupos de Chico Mendes, Jeová e Júnior Araújo. Uma aliança entre Zé Aldemir e Júnior era impensável. Ninguém acreditava, nem cogitava essa possibilidade. A união surpreendeu até os aliados dos dois grupos políticos que demoraram a digerir e acreditar.
Até bem pouco tempo, Zé Aldemir dizia que Júnior era um deputado inoperante e batia sem pena no ex-prefeito Carlos Antonio. O próprio Júnior e a deputada Paula protagonizaram grandes embates com troca de acusações e ofensas.
Para alguns, nada mais natural, políticos brigarem hoje e se abraçarem depois. Para outros, são alianças que desacreditam a classe política. O fato é que os dois grupos entenderam que a união seria o melhor caminho e elegeram o grupo de Chico Mendes como o rival a ser combatido em Cajazeiras e região.
A decisão da Dra. Paula não ser candidata à reeleição e Zé Aldemir disputar um mandato de deputado federal, certamente contribuiu para que a aliança acontecesse. Júnior demonstrou que seu interesse é continuar como deputado, indicando o candidato a vice do candidato a prefeito de Zé. Se eleito, o futuro prefeito ou prefeita apoiaria Júnior para estadual e Zé Aldemir para federal. A aliança ainda abriu espaço para o grupo de Júnior no governo municipal e Kleber Lima foi um exemplo.
Já Aldemir vai herdar o apoio do grupo de Júnior. Ele, por exemplo, tentava há bastante tempo puxar Lindemberg lira para o seu lado. Aliás, desde o início do primeiro mandato que Zé Aldemir tinha uma “parceria” com vereadores da oposição, inclusive, do grupo liderado por Júnior, Carlos e Denise. Já teve também com vereadores ligados a Chico, como Lamarque e Alysson Américo. Hoje, essa parceria não existe mais.
Com relação a formação da chapa, alguns integrantes do grupo de Zé Aldemir apostam no nome de Pablo; outros apostam as fichas em Socorro Delfino. Já do lado de Júnior, o nome da vereadora Léa Silva voltou a ser especulado.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário