header top bar

Edivan Rodrigues

section content

A festa de Nonato Guedes

02/06/2012 às 22h13

O lançamento em João Pessoa do livro de Nonato Guedes, A Fala do Poder, supervisionado pelo publicitário Carlos Roberto de Oliveira, foi uma festa povoada de jornalistas, intelectuais, políticos, artistas e amigos, como é costume nessas ocasiões. E de cajazeirenses, é claro, sendo o autor um conterrâneo de quem muito nos orgulhamos, pela trajetória profissional de equilíbrio e seriedade. Equilíbrio e seriedade que esteve presente nas palavras do ex-senador Marcondes Gadelha, responsável pelo prefácio do livro. O mesmo não posso dizer da manifestação de outro orador da festa de Nonato, Gilvan Freire, que alinhavou um resumo do livro, a ponto de alguém, atento a sua fala, sussurrar ao vizinho: “assim ele vai terminar revelando o final do enredo”…

Até aí, nada demais. Talvez tenha sido a forma de o ilustre filho das Espinharas contribuir para fechar o círculo do congraçamento sertanejo, simbolicamente representado pelos três personagens das cidades mais importantes do sertão paraibano: Patos, Sousa e Cajazeiras. Mas Gilvan Freire escorregou na sua própria loquacidade. Com duas ou três frases, nascidas de avaliação subjetiva, arranhou a memória de Ivan Bichara Sobreira, um homem de bem, ao insinuar que, na época de sua eleição indireta para governador residia no Rio de Janeiro e, de féria na Paraíba, passara em frente ao Palácio da Redenção e entrou como por acaso. Seria quase um intruso. O discurso de posse de Ivan, a partir dessa enviesada leitura, assumiria a feição de peça insignificante. O senhor Gilvan Freire talvez não se tenha dado conta de que tal referência embute uma sutil agressão. Os cajazeirenses, que o ouviram com educada atenção, assim perceberam. E anotaram-na como gesto deselegante, sobretudo por que o praticou na festa Nonato Guedes, um conterrâneo de Ivan Bichara.

E mais do que isso. O senhor Freire agrediu os fatos. Quem acompanha a história paraibana, seja personagem, especialista ou mero curioso, sabe que na trajetória política, intelectual e de homem de jornal, Ivan Bichara sempre teve conduta em perfeita sintonia com a sua personalidade, cujos traços definidores mais salientes passam pela modéstia, pela simplicidade, pela aversão à bravata, ao gesto tonitruante, à fanfarronice. Talvez tenha faltado ao ilustre ex-deputado de Patos maior acuidade para enxergar nas qualidades de Ivan, em seu estilo conciliador de democrata, seguidor fiel de José Américo de Almeida, o perfil adequado para desempenhar o papel reservado aos governadores nomeados naquela safra do processo, então já deslanchado, de abertura política “lenta, segura e gradual”, traçado pelo general-presidente Ernesto Geisel, respaldado nos estudos de Golbery do Couto e Silva.

Era meu propósito falar da festa, tão somente da festa de Nonato Guedes, mas a inoportuna tentativa de menoscabar um ícone da terra do padre Rolim, desviou meu roteiro para o registro dessa pequena nódoa em meio à exaltação do jornalista, uma das vaidades de Cajazeiras. A respeito do livro, escreverei mais adiante, após leitura que pretendo fazer com calma e olhar crítico.
 

Edivan Rodrigues

Edivan Rodrigues

Juiz de Direito, Licenciado em Filosofia, Professor de Direito Eleitoral da FACISA, Secretário da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB

Contato: [email protected]

Edivan Rodrigues

Edivan Rodrigues

Juiz de Direito, Licenciado em Filosofia, Professor de Direito Eleitoral da FACISA, Secretário da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: