header top bar

José Antonio

section content

A Rádio Alto Piranhas celebra 55 anos

02/07/2021 às 21h47

Prédio da Rádio Alto Piranhas. (Foto: divulgação).

Por José Antonio

Neste dia 1º de julho, a Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, completa 55 anos de fundação. É o aniversário de uma história de sucesso, que começou em 1966, quando a cidade teve o privilégio de ganhar a concessão desse importante veículo de comunicação.

A emissora foi concedida a um grupo de religiosos, na época, constituído pelo bispo Dom Zacarias Rolim de Moura, monsenhor Abdon Pereira e monsenhor Vicente Freitas. Os três, representando a Diocese de Cajazeiras, foram os responsáveis diretos pela instalação e seu funcionamento. Monsenhor Abdon foi o seu primeiro diretor administrativo.

Um fato marcante dessa trajetória aconteceu em 1983, quando a emissora deixou de ser mantida pela Diocese, com o seu controle passando para o empresário Francisco Arcanjo de Albuquerque, de saudosa memória, e hoje continua com os seus herdeiros, sob a orientação de José Antonio de Albuquerque.

Este ano completa 55 anos de existência de bons serviços prestados à causa do desenvolvimento político, social e cultural de Cajazeiras e do Sertão da Paraíba.

Temos um projeto em andamento, mas que depende do Ministério das Comunicações: que é a migração de AM para FM. O projeto foi aprovado e terá como frequência, 105,5 e vai melhorar consideravelmente a qualidade de som e se faz necessário a aquisição de novos e modernos equipamentos, o que deverá ocorrer em breve.

Na realidade a Rádio Alto Piranhas foi constituída no dia 21 de dezembro de 1961, mas só foi para o ar no dia 1º de julho de 1966, portanto cinco anos depois e este é um fato que marca o pioneirismo de Dom Zacarias Rolim de Moura, que é o seu verdadeiro fundador e autor da ideia, com “finalidades educacionais, cívicas e patrióticas”.

A emissora esteve sob o comando da Diocese de Cajazeiras durante 17 anos, para no ano de 1983 ser transferida a sua concessão para Francisco Arcanjo de Albuquerque, de saudosa memória, que foi seu diretor até novembro de 2002, para em seguida ter como diretora até os dias atuais Maria Antonieta Cavalcante de Albuquerque.

Ao longo destes 55 anos de existência esta emissora se constitui num importante veículo de divulgação de noticias, entretenimento e prestadora de relevantes serviços a todo o sertão da Paraíba, além de se irmanar às causas mais justas do povo e se destaca também na defesa intransigente dos interesses dos menos favorecidos da vida.

Hoje e sempre voltamos a reafirmar o nosso compromisso de continuar honrando as melhores tradições religiosas, culturais e educacionais, informando, educando e divertindo.

Quero também destacar que os nossos sucessos vêm dependendo de todos os nossos ouvintes, além de nossos clientes, funcionários e colaboradores. Sintam-se convidados para as celebrações de nossos 55 anos de vida, da “Emissora de Cajazeiras que o Nordeste Conhece”, a Rádio do Povo.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: