header top bar

Alexandre Costa

section content

Admirável Mundo Novo

04/10/2021 às 20h11

Coluna de Alexandre Costa.

Por Alexandre Costa

Ao publicar o romance Admirável Mundo Novo, em 1932, o que viria a se tornar umas das maiores obras da literatura mundial, o filosofo e escritor britânico Aldous Huxley (1894-1963) imaginava num futuro distópico uma sociedade totalitária obcecada pelo progresso cientifico numa busca frenética de oferecer aos seus cidadãos uma utópica felicidade plena. É uma narrativa perturbadora de um futuro muito distante, próximo ao ano 2500, que envolve desde o controle social, manipulação genética e midiática, os avanços tecnológicos e seus efeitos destrutivos que colocam em risco o destino da espécie humana.

As inconvenientes previsões Huxleyanas não mais nos assustam, este mês inauguramos a era do turismo espacial onde uma espaçonave da space x, totalmente operada por inteligência artificial, realizou primeiro voo orbital ao redor da terra com quatro tripulantes civis. Enquanto não embarcamos para um voo orbital com ElonMusk, entramos numa contagem regressiva para desfrutar uma das maravilhas das telecomunicações moderna, a internet móvel de quinta geração, a tecnologia 5G.

A ANATEL- Agencia Nacional de Telecomunicações ao anunciar para o dia 04 de novembro o leilão das faixas a serem exploradas pelas operadoras de telefonia móvel, deu a largada para a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Já em uso crescente nos países tecnologicamente mais avançados, a 5ª geração de redes móveis representa um enorme avanço no campo das telecomunicações no mundo moderno, na realidade o 5G não é uma simples evolução das suas antecessoras 3G ou 4G. Passamos de uma conexão rápida para uma conexão instantânea.

A tecnologia 5G chega prometendo um aumento de velocidade de 10 a 20 vezes maior do que a sua antecessora 4G, uma redução de 90% no consumo de energia, aumento de números de aparelhos conectados por área, e mais, oferece uma menor latência (Tempo de trafego de dados para chegarem ao seu destino) que possibilitará finalmente tornar realidade umas das maravilhas do século XXI: A internet das coisas (Internet ofThings, IOT).

Essa tecnologia nada mais é que uma rede de objetos físicos interligados, capaz de conectar e transmitir dados, que vai revolucionar desde o cotidiano das nossas residências até a criação das cidades inteligentes (Smart City) que operam através de uma interconexão digital de objetos com a rede mundial de computadores que monitoram remotamente todos os serviços e equipamentos básicos de um município.

Huxley errou feio ao projetar esse futuro para 500 anos na frente. Suas previsões se confirmaram muitos séculos antes do previsto, prova disso que depois de quase 30 anos ele publicou uma nova obra, Retorno ao Admirável Mundo Novo avaliando as previsões de sua obra original. Não tem volta, o futuro chegou.

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, diretor da FecomércioPB e presidente da CDL CZ.

Cajazeiras, setembro de 2021.

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Fecomercio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Contato: [email protected]

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Fecomercio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: