header top bar

José Ronildo

section content

Agropecuária

06/08/2022 às 08h34

Coluna de José Ronildo - imagem ilustrativa

Por José Ronildo

Após a cidade de Cajazeiras deslanchar seguindo a sua vocação, que sempre foi a educação, se transformando em uma cidade universitária, o desafio agora é finalmente se encontrar na questão da produção agrícola, criação de gado, produção de leite e consequentemente, indústria, gerando emprego para população no campo e na cidade.

Essas atividades nunca foram fáceis na região, afinal a seca sempre bateu a nossa porta. Acabamos de sair por exemplo de um longo período com chuvas irregulares e abaixo da média, onde presenciamos mais uma vez muitos animais morrerem de fome e sede; o governo teve que distribuir silagem para os pequenos criadores. Várias cidades ficaram sem água nas torneiras tendo em vista que os açudes simplesmente secaram.

A chegada das águas da transposição do Rio São Francisco reascenderam as esperanças de que poderemos ter um aumento significativo na produção agrícola irrigada às margens dos nossos rios, como o Piranhas e do Peixe, que estarão perenes o ano todo, principalmente frutas e com isso, viriam as fábricas para produzir doces, sucos, etc. É bom lembrar que como o nordestino é forte e teimoso, mesmo com pouca água e os períodos de seca, a gente produz frutas, verduras, arroz e temos criação de gado, de caprinos, galinha. Cajazeiras por exemplo já teve duas fábricas de doce. Hoje tem duas fiações. Vamos esperar que voltemos a ter muito mais.

Se nós estamos esperançosos, imaginem vocês os sousense que terão água de forma permanente no açude de São Gonçalo para o perímetro irrigado, e ainda recebendo água do Rio do Peixe e de Coremas pelo canal da Redenção.

É natural que estejamos sonhando com tudo isso, mesmo sabendo que as águas da transposição não vão chegar a todas as propriedades rurais e que períodos de seca voltarão. A própria transposição ainda está em execução, apesar da água já ter chegado a São José de Piranhas e Cajazeiras está seguindo para o Rio Grande do Norte. O Ramal do Apodi ainda está em construção. Uma coisa é certa, o principal objetivo da transposição já foi alcançada. Dar segurança hídrica para médias e grandes cidades do semiárido nordestino, como Campina Grande, Fortaleza, Cajazeiras, Mossoró e tantas outras.

Novos médicos
No domingo, dia 31, mais uma turma de recém formados em medicina agradecerem ao ex-presidente Lula pela conquista do diploma. Os formandos viralizaram na internet aos uma foto de formatura diferenciada. Além das tradicionais fotos de beca com o Pão de Açúcar ao fundo, os estudantes levaram uma grande bandeira com a foto do ex-presidente, que compartilhou em suas redes sociais. Hoje, infelizmente as nossas universidades ficaram em último plano.

Distribuição
Mais de três mil cestas básicas foram novamente distribuídas pela Secretária de Desenvolvimento Humano de Cajazeiras com famílias carentes e de baixa renda nos bairros da cidade e cadastradas nos Cras I e II.

Mais apoios
Com a presença de dez prefeitos, o pré-candidato a vice-governador na chapa de João Azevêdo, Lucas Ribeiro (PP), vereadores e lideranças de bairros de João Pessoa, Chico Mendes (PSB) pré-candidato a deputado estadual e Marmuthe Cavalcante (Republicanos), pré-candidato a deputado federal, oficializaram uma dobradinha entre os dois na capital paraibana. O evento aconteceu na noite de segunda-feira na casa de recepções La Tertúlia, Zona Sul da capital paraibana. Prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins e o ex-candidato a prefeito de Cajazeiras, Marquinhos Gomes estiveram presentes.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

EM SUA OFICINA

VÍDEO: Homem é morto com tiro à queima roupa, tentando defender o irmão durante briga na região de Patos

"INSTITUTO DIVINO"

VÍDEO: No programa Mensagem de Esperança, palestrante explica o que é a família na visão espírita

SORTUDOS

VÍDEO: Mulher de Cajazeiras e homem da região de Pombal são sorteados no Bilhete Social Doação da Sorte

AO VIVO

VÍDEO: Show Diário recebe o ator Ricardo Lacerda, o poeta Gilberto Filho e o cantor Cigano do Arrocha

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

Recomendado pelo Google: