header top bar

José Antonio

section content

Cajazeiras: um cenário para 2024

27/10/2023 às 18h41

(Imagem ilustrativa).

Por José Antonio – No próximo ano teremos eleições municipais em Cajazeiras. Muitas das indagações que faremos abaixo deverão ser temas de debates entre os candidatos e daí se pode chegar a uma conclusão em quem vamos  votar/eleger como prefeito de Cajazeiras, em 2024.

Mas o que tem haver uma pessoa que gosta do passado se envolver com o futuro? É que tenho feito, pelos menos na imaginação, a construção de um cenário para cidade de Cajazeiras para os próximos quatro anos, observando as perspectivas econômicas, sociais, tecnológicas, educacionais, de saúde pública e políticas.

Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para dar suporte a quem deseja, tanto na iniciativa privada, como na pública, para com inteligência, traçar os caminhos de um desenvolvimento sustentável. Pelo menos teoricamente, o futuro nos reserva o que soubermos construir, com nossos esforços e capacidades.

O que o futuro nos reserva? A esta pergunta respondo com outras indagações:

Será que até 2024/08 as águas do Rio São Francisco estarão correndo por todos os canais projetados e a água  sendo transformada em riqueza?

Será que com a chegada das águas do Rio São Francisco, às margens do Rio Piranhas, vai ser um grandioso polo de produção de frutas tropicais?

Será que em 2024/08, vamos ter aviões de cargas, utilizando o nosso aeroporto, a transportar para o Brasil e para o mundo as frutas tropicais produzidas às margens do Rio Piranhas?

Será que até 2024, vamos ter a estrada que liga a BR230 ao Distrito de Boqueirão de Piranhas, asfaltada, e o Distrito transformado num polo turístico?

Será que em 2024/08 a Ferrovia Transnordestina estará entrando na Paraíba, via território do município de Cajazeiras e a BR 230 totalmente duplicada?

Será que até 2024/08, os vagões da Ferrovia Transnordestina estarão transportando o minério de ferro das minas do Sítio Patamuté?

Será que a partir de 2024, a maioria dos concluintes dos cursos de medicina vão preferir ficar em Cajazeiras porque a cidade é um dos mais importantes polos de saúde do estado?

Será que até 2024, seremos sede da Universidade Federal do Sertão, com cursos em todas as áreas, com mestrados e doutorados e com núcleos de pesquisas avançadas e o Instituto Federal de Educação ser o mais avançado polo de ensino tecnológico do Sertão?

Será que até 2024, o Açude Grande estará transformado no mais belo cartão postal da cidade, com suas águas despoluídas e com abundancia em peixe?

Será que até 2024 a cidade vai ter o mais completo complexo hospitalar do interior da Paraíba?

Será que até 2024, vamos conseguir erradicar o analfabetismo, a hanseníase, a mortalidade infantil, a tuberculose, a doença de Chagas, em Cajazeiras?

Será que até 2024/08, teremos concluído o esgotamento sanitário?

Será que até 2024, vamos ter água diariamente nas nossas residências e que cessarão os racionamentos?

Será que até 2024 teremos maior controle social sobre a prestação dos nossos serviços públicos e que o nível a intolerância da corrupção atinja a todos os cidadãos?

Afinal, a imaginação (felizmente nos valemos dela para sonharmos), não tem limites, mas vale lembrar que o poder soberano somos nós e se nos organizarmos e tivermos projetos políticos consistentes, com lutas permanentes e cobranças constantes, poderemos em 2024, através do nosso voto, saber qual o nosso poder de luta e de conquistas.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: