header top bar

José Antonio

section content

Cenários eleitorais (II)

21/09/2018 às 08h12

O site Polêmica Paraíba divulgou que “duas adesões de grande destaque estão sendo gestadas para mudar de lado nos próximos dias”. Pelos sertões as micro-adesões estão acontecendo quase todos os dias e pelo que se comentam elas serão mais intensas no segundo turno. Mais uma vez as cartas partidárias são rasgadas e o que funciona mesmo é a lei do dinheiro e dos futuros acordos.

A “impugnação” da candidatura do ex-reitor Thompson Mariz, deixou muitos cajazeirenses órfãos de candidato a deputado federal, além de considerarem o quanto foi injusta a caneta do juiz que assim determinou, diante dos inúmeros casos, por todo o país, de candidatos que eram mais sujos que “poleiro de pato” terem as suas candidaturas deferidas. O Brasil caminha assim: sem esperança de mudanças. O que teria de interesse por trás desta “impugnação”?

A temperatura da campanha, em Cajazeiras, subiu mais do que o esperado depois que o prefeito José Aldemir fez duras críticas aos candidatos a deputado estadual Jeová Campos e Júnior Araújo. Não se tem as razões deste desnecessário “destempero” de José Aldemir, fato que levou o deputado Jeová Campos, via redes sociais, convidar ele e a Dra. Paula para um debate, além de ao responder as suas críticas, elevou o tom de sua já sofrível voz, para “detonar” as ações administrativas de Zé Aldemir. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Assessores e amigos mais próximos do prefeito José Aldemir o tem alertado que as conquistas de várias obras e serviços, algumas até então muito difíceis, não seriam suficientes para “alavancar” o nome de Dra. Paula e transformá-las em votos, para isto seria necessário por o pé na estrada, junto com a sua candidata, e visitar casa por casa, a exemplo do que estão fazendo Jeová e Júnior e os cabos eleitorais de Estela e Cida Ramos. Por outro lado não tem sido visível o empenho de seus auxiliares mais próximos “brigando” pelo voto para Dra. Paula e se descuidar ou não ouvir seus amigos, poderá ter uma triste surpresa nas urnas.

O Ibope divulgou nesta quarta-feira(19) os números de mais uma  pesquisa de intenção de votos para a disputa pelo governo do estado da Paraíba. Nela o candidato da situação João Azevedo(PSB) que estava em terceiro na primeira pesquisa realizada pelo instituto assumiu a liderança ultrapassando o senador José Maranhão(MDB).

Segundo a pesquisa se as eleições fossem hoje, o candidato ao Governo do Estado da Paraíba João Azevedo teria 32% das intenções de voto contra 17% na pesquisa anterior, José Maranhão por sua vez aparece com 28% contra 31% que possuía na pesquisa anterior e Lucélio Cartaxo(PV) apresenta 19% contra os 18% que possuía anteriormente. A pesquisa do Ibope, realizada de 16 a 18 de setembro foi encomendada pela TV Cabo Branco e registrada no TRE-PB sob o número: 08654/2018

A pesquisa para presidente da República, feita pelo Ibope na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostra que a transferência de votos do ex-presidente Lula (PT) para Fernando Haddad (PT) é comprovada, ele tinha 4% das intenções de voto na última consulta e agora sobe para 26%. No caso de Jair Bolsonaro (PSL), houve oscilação dentro da margem de erro, fazendo com que ele saísse de 17% para 19%. Já o pedetista Ciro Gomes, que tinha 11% chega a 16% das intenções de voto na Paraíba.

A candidata Marina Silva, da Rede, que estava com 14% cai 7 pontos percentuais e chega a 7% e Geraldo Alckmin (PSDB) se mantém estável (tinha 6% e agora tem 5% das menções). Os demais candidatos alcançam até 1% das intenções de voto, cada, e os eleitores paraibanos que declaram votar em branco ou anular seu voto vão de 31% para 15%, enquanto os que não sabem ou não respondem eram 9% e agora são 7%.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (19) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado na Paraíba:

Cássio Cunha Lima (PSDB): 40% Veneziano Vital do Rêgo (PSB): 34% Luiz Couto (PT): 26% Daniella Ribeiro (PP): 20%
Roberto Paulino (MDB): 12% Professor Nelson Júnior (PSOL): 2% Nivaldo Mangueira (PSOL): 2% Brancos/nulos (vaga 1): 17%
Brancos/nulos (vaga 2): 32% Não sabe/não respondeu: 16% A pesquisa foi feita: 16 a 18 de setembro. Registro no TRE: PB-08654/2018.

Pelo andar da carruagem e se os números não mudarem tanto, uma vaga para o senado será de Cássio da Cunha Lima. O candidato de Lula e do governador Ricardo Coutinho, para o senado, Luís Couto, não teve o mesmo destino da Haddad, que teve um efeito altamente positivo, passando de 4% para 26% na pesquisa Ibope da Paraíba.

Em Cajazeiras, não se tem noticia de nenhuma campanha mais ostensiva com relação aos candidatos a presidente da República. Por enquanto, o salve-se quem puder tem sido em torno dos candidatos a deputado estadual. É uma verdadeira briga de foice.

Ninguém tem noticia de pesquisa sobre os números e nomes da preferência dos eleitores de Cajazeiras, mesmo para consumo interno. Quem tem, estão trancados debaixo de sete chaves.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: altopiranhas@uol.com.br

DOENÇA PERIGOSA

VÍDEO: Médico cobra esclarecimentos da Prefeitura de Cajazeiras sobre suposta morte por tuberculose

LINHA DE FRENTE DA PANDEMIA

VÍDEO: Vereador propõe gratificação para profissionais da saúde de Sousa, mas prefeito não responde

AINDA CRESCENTE

VÍDEO: Cajazeiras chega a quase 130 casos de Covid-19, e secretária orienta sobre quando fazer o teste

TRABALHADORES EM CRISE

VÍDEO: Mototaxistas voltam a cobrar auxílio financeiro do prefeito de Cajazeiras: “Ele tem que ajudar”

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: altopiranhas@uol.com.br

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!