header top bar

José Antonio

section content

Chico Cardoso vai tomar banho com águas do Velho Chico

22/05/2021 às 15h35 • atualizado em 22/05/2021 às 15h41

Açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras

Por José Antonio

O sertão cearense viveu um dia histórico na tarde do dia 10 de março, com a chegada das águas do Rio São Francisco, liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará no último dia 1º, no açude Castanhão e devem beneficiar cerca de 4,5 milhões cearenses que agora vão ter segurança hídrica.

Esperava-se que o desague no açude Castanhão acontecesse em 30 dias, mas o prazo foi adiantado devido às chuvas que banharam a região do Cariri, aumentando o nível do rio Salgado e o processo de transferência das águas aconteceu de forma mais rápida pelo fato dos leitos dos rios estarem bem úmidos e com bastante fluxo natural. Segundo os responsáveis por esta ação, a escolha do segundo semestre para realizar a transferência das águas foi exatamente por conta desse fluxo, que além de adiantar o processo ainda evitou que acontecesse perdas por evaporação ou infiltração.

Antes da chegada ao açude Castanhão, as águas do Velho Chico, misturadas com as águas da chuva, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o dia 1º/03, onde foi aberta a comporta do Cinturão das Águas, e vão continuar com o monitoramento do nível do açude Castanhão para medir a vazão que vai entrando no reservatório.

Neste dia 20 de maio, o Açude Castanhão, já tem armazenado 876.872.800 metros cúbicos de água e está liberando pelo eixão das águas para a cidade de Fortaleza 8.964 litros por segundo e para o Rio Jaguaribe 548 litros por segundo. Desde a chegada das águas da transposição o açude já subiu 2,67 metros.

Diante deste significativo fato só nos resta, como paraibanos, termos o prazer de nos banharmos, como agora as coisas realmente vêm acontecendo no governo do Presidente Bolsonaro, nas águas do Rio São Francisco que vão perenizar, em definitivo, o Rio Piranhas.

Na semana passada o ministro do Desenvolvimento Regional e o Diretor Geral do DNOCS assinaram uma Ordem de Serviço para a reforma do Açude Engenheiro Avidos e este fato nos dá a esperança que as águas já estejam bem próximas de nós.

Segundo o deputado estadual Jeová Campos, (PSB), informações precisas indicam que as obras estão praticamente concluídas e até o final do ano as águas do Velho Chico deverão encher o Açude Engenheiro Avidos.

O fato real é que o Presidente Bolsonaro e sua valorosa equipe vêm destravando brasis afora muitas obras, que há mais de uma década não saiam do canto, porque os recursos não chegavam aos canteiros de obras, mas, infelizmente, no bolso dos ladrões da Pátria. A transposição é um dos exemplos mais típicos desta triste e miserável situação.

Agora sim, o nosso colega, Chico Cardoso, tomará o seu banho nu nas águas benditas do Rio São Francisco, conforme prometera, diante de sua incredulidade nas ações dos antigos governantes.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: