Como as guerras afetam a economia global
Por Elan Nascimento Apolinário – Atualmente o mundo acompanha com atenção duas guerras que ocorrem em regiões distintas no planeta, a guerra no leste europeu ocasionada pela invasão russa à Ucrânia e uma nova guerra no Oriente Médio desencadeada por um ataque terrorista covarde do Hamas contra o povo de Israel.
As guerras sempre fizeram parte da história da humanidade e elas sempre trouxeram impactos significativos na economia dos países envolvidos nos conflitos, e hoje em dia, devido à globalização, esses impactos são estendidos para a economia global.
Organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, sempre monitoram os impactos econômicos das guerras na economia global e destacarei aqui quais são os pontos mais afetados nos mercados mundiais quando conflitos como os que estamos acompanhando eclodem.
Preços das commodities: Guerras têm um grande potencial de interromper a produção e o transporte de commodities, sendo os mais comuns, alimentos, petróleo e metais. Isso pode levar a um aumento nos preços globais desses recursos, afetando a inflação e o custo de vida em todo o mundo.
Desequilíbrio nos mercados financeiros: As incertezas acerca do quão grande pode ser o impacto econômico de uma guerra deixa os preços dos ativos nos mercados financeiros globais muito voláteis, principalmente os ativos de risco, como ações e moedas. As bolsas podem chegar a ficar em pânico.
Comércio internacional: Como as guerras geralmente mexem com as cadeias de suprimento as relações comerciais se deterioram, sem falar que todas as atenções se voltam para a tentativa de acordos que venham a parar ou mediar o conflito, ficando os acordos internacionais em outras áreas um pouco de lado nas mesas de negociação.
Aumento de gastos nos governos dos países envolvidos: O aumento dos gastos militares nos países envolvidos direta e indiretamente com a guerra leva os governos a contraírem dívidas para financiar as operações militares e caso esses países tenham uma participação relevante na economia global isso pode afetar a balança fiscal global.
Refugiados e deslocados: As guerras criam um grande número de refugiados e deslocados internos, e isso pode levar a pressões humanitárias e econômicas nos países que recebem essas populações.
Devemos salientar que a dimensão desses impactos vai depender do tamanho da guerra, sua duração e os países envolvidos e além dos aspectos econômicos, as guerras têm um impacto humanitário significativo, com custos humanos e sociais que também podem afetar a economia global, pois a estabilidade e a segurança de uma população são componentes fundamentais para o bom funcionamento da economia.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário