header top bar

José Antonio

section content

Saulo Mendes Sobreira: uma justa homenagem

05/04/2019 às 08h38

Coluna de José Antônio

A Família Rotaria que compõe o Distrito 4500, formado pelos clubes dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, estarão reunidos nos dias 05, 06 e 07 de abril, na cidade de Campina Grande, em Assembleia Distrital, tendo como objetivo principal treinar os presidentes de clubes para o biênio 2019/2020 e a recepção ao futuro governador, Avelino de Queiroga Cavalcanti Neto.

Esta Assembleia está sendo denominada de Saulo Mendes Sobreira, que foi rotariano em Cajazeiras durante 28 anos e que prestou relevantes serviços, não somente como sócio deste clube, mas principalmente em setores diversos da vida econômica e social, depois de se tornar sócio em 1967.

Durante a assembleia será prestada uma homenagem, em memória, a Saulo Mendes, que ficará a cargo do Rotary Clube de Cajazeiras, quando será apresentado um histórico de sua vida enquanto rotariano, funcionário público estadual, pai de família, gerente de repartições públicas e órgãos de imprensa do estado, principalmente como gerente das sucursais dos jornais Correio da Paraíba e O Norte.

Saulo deixou um legado inestimável enquanto responsável pela geração de noticias, a partir das sucursais dos dois principais jornais do estado e se não fora a sua inteligente e sábia gestão e com enorme faro para o que existia de fatos importantes, Cajazeiras poderia ter ficado sem memória, durante mais de uma década. Foram centenas de reportagens e registros de fatos, que precisam se resgatados e colocados a disposição dos pesquisadores e dos que se debruçam e querem escrever a história de Cajazeiras.

Enquanto rotariano foi o grande líder do movimento em torno da recuperação e ampliação do antigo aeroporto de Cajazeiras, o velho Antonio Tomás. Não foi uma luta fácil, mas a grande decisão e conquista foi numa reunião realizada na Estância Termal de Brejo das Freiras, com a presença do governador Wilson Braga e de todos os rotarianos e outras lideranças da cidade, onde se ouviu o compromisso do governador que iria atender ao pedido do Rotary de Cajazeiras.

E em 1986, a placa da de inauguração, que estava coberta com a bandeira do Rotary, era descerrada pelo presidente Francisco de Assis Bandeira, tendo ao seu lado Saulo Mendes Sobreira. Foi uma bela festa. E este aeroporto, mesmo sem ser homologado, serviu durante décadas a toda comunidade sertaneja e foi palco de muitas festas políticas, com a chegada de autoridades e de políticos em campanha, mas essencialmente este campo de pouso, que recebia aeronaves de médio porte, salvou pessoas que precisavam urgentemente ser transportadas para outros centros médicos.

Saulo era cajazeirense, nascido em 21 de janeiro de 1936, era filho de Joaquim Mendes Braga e Cacilda Mendes Sobreira. Era casado com Maria das Graças Oliveira Mendes e desta união nasceram Hercília Maria, Saulo Filho, Mabel e Stenio.

Saulo se orgulhava de pertencer a uma das famílias que contribuíram de forma inequívoca para o crescimento e desenvolvimento de Cajazeiras nos setores da política, educação e comércio. E tinha prazer em falar do seu parentesco com Ivan Bichara Sobreira, ex-governador da Paraíba. Sabia valorizar as suas origens familiares e enaltecia os seus descendentes.

Saulo participava ativamente de todos os movimentos da cidade e um deles foi o envolvimento com o esporte, tendo participado, como dirigente da diretoria dos Santos Futebol Clube e foi um dos fundadores do Botafogo de Cajazeiras.

Infelizmente, ao regressar de João Pessoa para Cajazeiras, num domingo, dia 09 de janeiro de 1995, veio a falecer em um desastre automobilístico ao lado de sua esposa Maria das Graças.

Esta homenagem que o Distrito 4500 presta, in memoriam, a Saulo Mendes, tem um significado muito grande não só para a família, mas também para o Rotary Clube de Cajazeiras e para a cidade que lhe serviu de berço.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: