header top bar

José Antonio

section content

Um roteiro turístico para se conhecer Cajazeiras

09/07/2018 às 08h29

Cajazeiras precisa construir, com a maior brevidade possível, um roteiro turístico. Ao longo de minhas caminhadas por diversas cidades tenho encontrado, em cidades de menor porte que a nossa, excelentes roteiros e belos textos, produzidos à luz da história e da pesquisa.

Há alguns atrás participei de um vídeo, gravado por um amigo, sem muita pretensão e com poucos detalhes, por solicitação da Caixa Econômica, mostrando os principais pontos turísticos de Cajazeiras. Confesso que até hoje não vi o resultado desta produção.

Hoje, com certeza, não me aventurava a fazer um documentário sem antes produzi-lo e sem fazer um ensaio fotográfico.

Outro dia escrevi um roteiro sobre os pontos históricos de Cajazeiras destinado a alunos do ensino fundamental e ainda para pessoas que não conhecem a nossa cidade e seus monumentos históricos, suas epopéias, efemérides e símbolos.

O roteiro tem inicio no Cajazeiras Tênis Clube e cunho a frase: “aqui nasceu a cidade”. Neste local foi construída a primeira casa pelos fundadores da cidade: Vital e Ana, que ao nascente, tendo no meio um riacho, estava outro pequeno monte, aonde Ana e suas escravas construíram uma pequena Igreja dedicada a Nossa Senhora da Piedade, com o objetivo de ter um espaço para que seu filho Inácio, ao se ordenar sacerdote, pudesse celebrar suas missas.

Esta pequena igreja, 100 anos depois, passou por várias reformas e ampliações, é consagrada como a Catedral da Diocese de Cajazeiras, hoje é a histórica Matriz de Nossa Senhora de Fátima.

Ao Norte desta Igreja estava a escola onde Padre Rolim dava aulas, hoje transformado em Colégio Nossa Senhora de Lourdes e defronte está erguido, no centro da praça, o Busto de Padre Rolim e no seu pedestal estão os restos mortais de Mãe Aninha, fundadora da cidade, transladados do Cemitério Coração de Jesus, em 1937.

No alto da colina do Belo Horizonte foi erguido o histórico Colégio Diocesano Padre Rolim, com raízes no ano de 1843, por onde passaram os padres salesianos e deixaram um legado como grandes educadores. Ao lado tem a mais bela capela da cidade, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora.

A Rua Padre Rolim, antiga Rua Grande, é onde estão outros grandes símbolos de nossa história: A Catedral, o Palácio do Bispo (o novo e antigo), a Praça Cardeal Arcoverde, a Mansão do Coronel Peba.

Uma visita aos monumentos existentes, a exemplo da Estatua do Cristo Redentor, o do Congresso Eucarístico, construído em 1939, situado na Praça Dom João da Mata, mais conhecida como Praça da Prefeitura, os bustos do Presidente João Pessoa e Getúlio Vargas – símbolos da presença da Revolução de 1930 em nossa cidade. Cada monumento se tem uma história para se contar sobre ele.

Neste roteiro colocaria o Açude Epitácio Pessoa, o nosso conhecido Açude Grande tão cantando e encantado em versos e prosas.

Não poderíamos esquecer-nos de passar por onde funcionaram os Cines Éden e o Apollo II que ficou conhecido nacionalmente como o “cinema da bomba”.

Não fora a destruição de muitos prédios de nosso patrimônio arquitetônico ainda restaria exemplares belíssimos a exemplo da Casa Ipiranga e a Casa Moderna da Praça Coração de Jesus, do Casarão do Major Epifânio Sobreira, da residência de Otílio Guimarães na Rua Padre Rolim, do Hotel Oriente, dentre outros.

Estes e outros logradouros dariam um excelente roteiro turístico, que deveríamos construir para prestar informações sobre a nossa cidade a todos que a visitam.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: