header top bar

section content

Saúde alerta para mudanças no calendário de vacinação em 2018

Na Paraíba, as alterações ocorrerão nas vacinas contra a varicela e meningocócica C.

Por Priscila Belmont

04/01/2018 às 10h35

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), atendendo recomendação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, realizará mudanças no calendário vacinal no ano de 2018, conforme a Nota Informativa de nº 135. Na Paraíba, as alterações ocorrerão nas vacinas contra a varicela e meningocócica C.

De acordo com o documento, para a vacina contra a varicela, será disponibilizada a segunda dose para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2017, era disponibilizada apenas uma dose.

Quanto à vacina Meningocócica C, o Ministério da Saúde disponibilizará para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para este grupo, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. Até 2017, esta vacina era disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos.

Contra a Febre Amarela foram ampliadas as áreas com recomendação de vacinação. No entanto, na Paraíba continua a recomendação da vacina apenas para viajantes para áreas com indicação da vacina, na faixa etária de nove meses a 59 anos de idade. As novas áreas de recomendação para vacinação podem ser consultadas pelo link: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela .

Já a vacina contra o HPV, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) não prevê mudanças em relação ao público-alvo e os grupos etários para vacinação.

“Reforço a necessidade de divulgação das mudanças para todos os profissionais de saúde envolvidos nas salas de vacina, no estado da Paraíba, a fim de garantir o acesso às vacinas do calendário preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga.

Secom PB

FASE DE 'ÓCIO'

VÍDEO: Aposentado, jornalista da PB cita ex-colegas da imprensa que ele admira e diz se pretende voltar

GOVERNADOR ELEITO

VÍDEO: Azevêdo diz que apesar de Sousa não eleger nenhum deputado, cidade terá representante no governo

AGRADECIMENTOS

VÍDEO: Em show após morte do pai, cantor cajazeirense emociona ao contar trajetória e apoio da família

SE POSICIONANDO

Líder católico de Cajazeiras grava vídeo fazendo apelo para não votarem em Bolsonaro “pelo amor de Deus”